Eleições
Falta pouco mais de uma semana para o dia 28 de Abril de 2006, o dia em que vão ocorrer aquelas que deverão ser as eleições mais concorridas de sempre no nosso clube.
É já amanhã que termina o prazo para entrega das listas referentes às candidaturas e, até ao momento, apenas Filipe Soares Franco o fez, sendo que a lista de Abrantes Mendes está prevista ser apresentada amanhã ao meio dia. Apesar de ainda não ter sido apresentada, há já alguns nomes que irão provavelmente fazer parte dos orgãos sociais da lista de Abrantes Mendes como por exemplo: Subtil de Sousa, Isabel Trigo de Mira e José Couceiro, que assumiria o papel de homem forte do futebol.
Por outro lado, uma candidatura de Guilherme Lemos começa a parecer pouco provável, uma vez que o próprio já admitiu que está a sentir dificuldades em cumprir os requisitos estatutários do clube, entenda-se: Não sabia que tinha que entregar cópias dos bilhetes de identidade dos proponentes... Perante esta situação eu só coloco uma questão: Nós queremos mesmo ter na liderança do clube um homem que nem se informou convenientemente do que era necessário para apresentar uma candidatura? Não me parece... Apesar da minha crítica à situação do ex-dirigente do Estrela da Amadora, tenho que levar em linha de conta a seguinte afirmação dele: "O artigo 49.º dos estatutos” não exige as cópias dos documentos de identificação". Eis algo que infelizmente não posso confirmar uma vez que ler os estatutos do clube é uma missão quase impossível... Apesar de já ter pedido uma cópia dos estatutos, não sei muito bem porquê, estes nunca me foram disponibilizados...
Quanto aos outros dois candidatos, que, independentemente da candidatura de Guilherme Lemos, se perfilam como os mais sérios candidatos à liderança do Sporting, esta semana foi propícia em declarações típicas de campanhas eleitorais, declarações que andaram principalmente à volta de dois temas: Financiamento e Jogadores/Equipa Técnica. Em termos de financiamento, de acordo com notícias avançadas ontem, Abrantes Mendes reuniu com a direcção do Millenium BCP, o maior credor do Sporting, e apresentou um plano alternativo à venda de património. De acordo com Abrantes Mendes, o seu plano - que assenta essencialmente na dilatação dos prazos combinados com a Banca - mereceu rasgados elogios da Administração do BCP e permitirá arrecadar 50 milhões de Euros. Por outro lado, Abrantes Mendes promete aumentar o capital social da SAD de 42 milhões para 75 milhões de Euros, no entanto não disse quem é que ia avançar com o dinheiro.
A actual direcção respondeu com veemência dizendo que não acredita que o BCP não vá cumprir os acordos que tem estabelecido com o BES e com o Sporting. Numa situação normal não haveria qualquer problema, já que o ideal seria que todos os candidatos tivessem acordado os meios para diminuir a nossa dívida para com os credores, no entanto, Abrantes Mendes tem, aparentemente, um acordo com o BCP sem ter falado com o BES o que é , no mínimo, estranho. Para esclarecer esta situação, o melhor mesmo é esperar por amanhã, dia em que vai haver um encontro entre a direcção do Sporting e a administração do Millenium BCP. Com sorte o BCP faz um comunicado oficial sobre esta temática.
Em termos de jogadores/equipa técnica, Abrantes Mendes acusa a actual direcção de estar a tentar vender Nani, João Moutinho e Liedson, o que foi uma afirmação que causou indignação tanto por parte de Soares Franco, que acusou o seu concorrente de ser mentiroso, e de Miguel Ribeiro Telles, nº2 da lista de Soares Franco, que assegura que é sua tarefa essencial manter o plantel e a equipa técnica.
Imagino que a próxima semana vá ser muito activa em acusações/especulações/indignações e afirmações. Acima de tudo, espero duas coisas: (1) Que a aproximação da data das eleições não tenha qualquer efeito negativo na exibição de domingo frente à Naval; (2) Que, o que quer que surja na próxima semana, não vá aumentar a confusão na cabeça dos sportinguistas.
Para finalizar, e porque o post já vai longo, ficam aqui alguns links interessantes:
Abrantes Mendes: Programa eleitoral
Abrantes Mendes: Programa eleitoral
Guilherme Lemos: Constituição oficial da lista de candidatura para os Orgãos Sociais
Soares Franco: Constituição oficial da lista de candidatura para os Orgãos Sociais
Soares Franco: Programa eleitoral
Até à data não tenho conhecimento da existência de um programa eleitoral da lista de Guilherme Lemos
Soares Franco: Constituição oficial da lista de candidatura para os Orgãos Sociais
Soares Franco: Programa eleitoral
Até à data não tenho conhecimento da existência de um programa eleitoral da lista de Guilherme Lemos






1 comment:
Entretanto, na edição de hoje do jogo, o BCP, na pessoa de Alipio Mendes - o mesmo que mereceu rasgados elogios do SAM - desmentiu qualquer acordo com Abrantes Mendes.
http://www.ojogo.pt/22-59/Artigo547097.htm
Post a Comment