21 June 2007

Plantel 07/08 em formação

Agora que estou a ficar conformado com a contratação do Derlei, penso que é uma excelente altura para analisar as acções da SAD no que concerne a formação do plantel para 2007/2008.
Até à data, o balanço só pode ser considerado como positivo. Se é verdade que a contratação do Derlei não me convence por aí além, há que elogiar tudo o resto que tem sido feito.

Ora vejamos: Antes de enveredarmos em contratações, começou-se por “arrumar a casa”, foi garantida a renovação de Moutinho, o Nani foi vendido por um valor impossível de recusar e foram oficializadas as saídas de diversos jogadores que, ou eram segundas opções ou nem sequer eram considerados como uma opção. Neste leque, inserem-se as saídas de Carlos Martins, Miguel Garcia, Custódio, Bueno e Alecsandro, tudo jogadores que, por diferentes razões, não reuniam condições para fazer parte do nosso futuro plantel. Uma vez que raramente as coisas correm sempre como nós pretendemos, no meio deste processo, deixámos “fugir” o Tello para a Turquia, no entanto o chileno está longe de poder ser considerado como insubstituível. Para terminar este processo, falta somente oficializar a saída de João Alves, um jogador que, ainda mais do que os outros, não reúne ou alguma vez reuniu condições para equipar de verde e branco.

Por outro lado, tudo indica que vamos conseguir ficar com o Caneira e com o Romagnoli na próxima época, dois jogadores que foram essenciais na manobra da nossa equipa e que era importantíssimo segurar. No que diz respeito a Caneira, a confirmar-se a manutenção dele no nosso plantel, suponho que tal se deva essencialmente à manutenção de Quique Flores no comando técnico do Valência, no entanto, quanto ao Romagnoli, as acções da SAD serão para aplaudir de pé, caso se confirme que o vamos contratar por 3 épocas e pagar somente 1,2 milhões de Euros ao Vera Cruz, quando o clube mexicano nos exigia 3 milhões à um mês atrás.

Finalmente, e no que diz respeito a aquisições novas, a minha percepção é que os processos foram do mais organizado possível. Ao que parece, todas as aquisições vêm com o cunho pessoal do Paulo Bento e, deste modo, só podemos ter boas expectativas para a qualidade do plantel 07/08. Gladstone e Izmailov são jogadores de reconhecida qualidade e não acredito que não se venham a tornar verdadeiras mais-valias desportivas. Quanto ao Derlei, tenho as minhas dúvidas, mas dou o benefício da dúvida ao Paulo Bento bem como confio na sua capacidade para o recuperar para o futebol e, consequentemente, permitir que tenhamos um avançado que faça pelo menos mais que o Bueno e o Alecsandro.

Neste momento, sabe-se que ainda vamos contratar um defesa lateral, um médio polivalente e um outro avançado (as 3 posições para as quais o treinador pediu reforços que ainda não foram preenchidos). Acredito piamente que surgirão nomes que nos irão acalentar esperanças numa época bem sucedida, tal como que acredito que as chamadas dos juniores Paulo Renato (que estava emprestado), Adrien Silva e Yannick Pupo para a pré-época, irão revelar três outros verdadeiros reforços que nos permitam sonhar com uma época 2007/2008 coroada de glória!

FORÇA SPORTING!

4 comments:

Anonymous said...

O Miguel Garcia é que podia continuar já conhecia os cantos à casa e é um jogador tacticamente bom, apesar de a atacar sabemos que tem bastantes carências.

Corduroy said...

Amen caro Mistica... Tb espero uma época coroada de exito!!!

Sgt. Pepper said...

Eu também espero uma época coroada de êxito!

António Lopes da Costa said...

O Sporting precisa de 2 ou 3 jogadores para o meio campo. Mas 2 ou 3 jogadores de grande qualidade para termos várias opções para jogar com o Moutinho e com o Miguel Veloso. O Gladstone é um bom reforço, talvez o melhor, mas era para a posição que o Sporting menos precisava, na minha opinião. O Derlei pode ser um bom reforço, mas era importante que o Sporting fosse buscar mais um bom avançado. Era brilhante se conseguissemos que o Vaz-Tê viesse, porque não gastando dinheiro com Derlei, Gladstone, agora possivelmente Geovanni, com o empréstimo de Izmailov e gastando 2 milhões com o Vukcevic (duvido que venham tantos!), além do dinheiro gasto no Romagnoli, ainda sobre algum e o Vaz-Tê era excelente. É o meu grande sonho: ou ele ou outro - o Man Utd e o Sporting têm uma parceria e bem que nos podiam emprestar um avançado por 2 ou 3 anos...

Um abraço e parabéns pelo blog