12 April 2006

Um leão não tem medo...

Foi o que disse Abrantes Mendes quando a candidatura de Soares Franco à direcção foi oficializada... Para mim, como já disse no último post, a afirmação em si é, só por ela, uma demonstração de medo. Medo de ser massacrado nas eleições pelo actual presidente. Este é um cenário que não invalido minimamente porque estive na assembleia-geral e relacionando com este assunto, posso dizer que vi duas coisas:
1. As fracas declarações do sócio Abrantes Mendes, que só não adormeceram o público porque afinal de contas era um fervoroso adepto do "Não à venda do património não desportivo" que estava a falar;
2. 64,5% dos Sportinguistas a apoiar o projecto de Filipe Soares Franco, o que leva a crer que há muita gente a apoiá-lo.
Entretanto as reacções não se cingiram a Abrantes Mendes, Guilherme Lemos comentou em tom irónico "A monarquia quer continuar no Sporting", mas disse também que já previa esta mudança de postura da parte de Soares Franco o que, apesar de ser óbvio, fica muito melhor nas declarações de um pré-candidato.

4 comments:

El Pirata said...

De facto Soares Franco vai ganhar sem grande esforço. Ou, por outro lado, até teve o maior esforço de todos os candidatos: afinal de contas qual deles é que tem um projecto definido para o futuro do clube? Podemos nao concordar com a venda, mas se ela é inevitavel não há volta a dar. As declarações dos adversarios fazem lembrar a politica e a actual oposição na voz de Marques Mendes, que tudo critica, sem apontar soluções... mas se for eleito vai fazer o mesmo que Socrates! Quem como eu assiste ás mudanças politicas desde a entrada de Guterres em cena não se surpreende com as mudanças de opinião daqueles que, fazendo oposição, nao possuem soluções milagrosas quando sao colocados no poder!

Mas quem é que duvida que Abrantes Mendes teria de, forçosamente, vender patrimonio? A culpa do clube estar como está nao é dele (e aí o Franco nao pode abanar as maos, já que ele tem uma cota parte da responsabilidade no estado das coisas) mas a solução nao pode passar por vender jogadores! Que ganhou o Sporting por prescindir de jogadores como Viana, Quaresma e Ronaldo tao cedo? A solução é vender Moutinho e Nani? Não, nao pode ser! os jogadores formados em Alvalade têm de ser "usados" pelo clube pelo menos até aos 21 anos. E mesmo para os jogadores é benefico sair de Portugal com experiencia. Entre a solução de venda de patrimonio e a venda de jogadores em fase de crescimento... nem eu nem a esmagadora maioria dos adeptos e socios têm duvidas.

Rit@ said...

Em primeiro lugar: GRANDE BLOG!!!Como doente que sou, não podia ficar mais satisfeita ao descobrir mais um blog de e para sportinguistas. Parece-me, porém, injusto este vosso último post.Em primeiro lugar, não percebo como é que o Dr. Sérgio Abrantes Mendes pode ter adormecido a audiência se apenas dispôs de 4 minutos para falar, contrariamente a Soares Franco que teve hora e meia de palavra? Na apresentação da candidatura não me pareceu nem entediante nem demasiadamente agarrado à sua oposição na venda do património. Apresentou ideias bem pensadas e estruturadas que me parecem ter pernas para andar.
Custa-me ainda acreditar que os 64,5% de sportinguistas que apoiam Soares Franco estejam totalmente esclarecidos e convictos que a venda do património seja a única solução para o déficit nas contas.
Será que sabem que a o património que SF quer vender, ainda rende quase quatro milhões de euros ao ano? E que os contratos de financiamento com os bancos, são sempre renegociáveis?Modificáveis por acordo das partes?
Parece-me que há demasiados motivos pessoais a interferir na eleição da presidência do Sporting, pelo que a questão que merece reflexão é a de saber não o que é melhor para o Abrantes Mendes ou Soares Franco, mas sim o que é melhor para o Sporting.
Enfim... já vai longo o comment. Mas a ideia principal é anunciar que passarei mais vezes por aqui! ;)Saudações leoninas

Miguel said...

Boa sorte com o novo blog! ;)

Mistica Verde said...

Cara Rit@:
Provavelmente o Soares Franco não terá a única solução para diminuir o passivo do Sporting, no entanto, foi o único que apresentou um plano de execução com esse fim. A única alternativa que conheço passa pela venda de jogadores e isso, tal como o el pirata escreveu, não é minimamente viável para quem pretende conquistas.
Escreveste sobre as ideias do Sérgio Abrantes Mendes, mas essas, ou ainda não vieram a público ou ando distraído... Se me puderes dizer onde encontrar informação agradeço.
Quanto ao facto do património ainda render 4 milhões por ano, não foi isso que foi apresentado na assembleia, no power point do Soares Franco os activos não desportivos (talvez com a excepção da clínica CUF) estavam a dar prejuízo, sendo que este, nos casos da Alvaláxia e do Bingo, era elevadissimo, com um rácio de rendibilidade muito negativo.
O que queria mesmo era que os três candidatos apresentassem um plano de acção estruturado e viável, de modo a que todos os sportinguistas possam votar em consciência.