11 May 2006

Defesa

Durante a época 2005-2006 passaram 13 jogadores pela defesa do Sporting: Rogério, Miguel Garcia, Abel e João Alves na direita; Caneira, Tello, Edson, André Marques e Paíto na esquerda; Tonel, Anderson Polga, Beto e Hugo no centro, sendo que, por vezes, Caneira e Miguel Garcia também ocuparam uma posição na intermediária. Destes, aqueles que constituíram a defesa-tipo do Sporting foram sem dúvida Abel na direita, Tonel e Polga no meio e Caneira na esquerda. São quatro jogadores que foram uma presença constante à frente da baliza de Ricardo no nosso melhor período do campeonato e são quatro jogadores que eu considero imprescindíveis no plantel da próxima época.
Se, por um lado, Tonel está garantido no plantel da próxima época, a presença dos outros três jogadores é ainda uma incógnita. Polga está em final de contrato e apesar de já ter admitido que deseja ficar no Sporting, ainda não foi nada oficializado. No que diz respeito a Abel, as negociações com o Sporting de Braga aparentam estar bem encaminhadas, e deverão estar fechadas brevemente, o que a acontecer será a concretização de um excelente negócio, já que Abel fez uma segunda volta muito boa, tanto a defender como a atacar, sendo portanto uma mais-valia para o plantel do Sporting. O negócio deverá envolver a cedência de dois jogadores ao Braga, sendo que, para mim, Wender e Luís Loureiro seriam as escolhas mais acertadas.
Quanto a Caneira, as coisas afiguram-se mais complicadas. O jogador ainda tem 5 anos de contrato com o Valência e o clube espanhol não vai certamente ser fácil de convencer para abrir mão de um jogador que além de ter uma qualidade acima da média, vai ser presença certa no mundial.
Assumindo que destes quatro, apenas Abel, Tonel e Polga ficam no plantel, fica a necessidade urgente de contratar um defesa esquerdo de qualidade.
No que diz respeito a alternativas, na minha "estrutura ideal" de equipa seria necessário um segundo defesa direito, um segundo defesa esquerdo, mais dois centrais e alguém que “safasse” qualquer situação de falta de jogadores na defesa. Para já não vou dar nenhuma opinião acerca de nomes, uma vez que quero observar as movimentações de pré-época (entenda-se performances nos treinos e jogos de preparação e eventuais propostas que possam surgir) para aqueles jogadores que foram alternativas durante a época (Miguel Garcia, André Marques e Hugo) e para aqueles que estão emprestados (Mário Sérgio, Paíto, Edson, Semedo e Miguel Veloso). De qualquer modo reconheço, desde já, a necessidade de termos um terceiro central de qualidade reconhecida, sendo que não vejo com maus olhos um eventual regresso de Enakarhire, cuja aventura na Rússia não corre propriamente bem.

No comments: