12 May 2006

Os Pasquins e a especulação

Sá Pinto e os pasquins
Ontem pelo final da manhã, Ricardo Sá Pinto anunciou a sua decisão de permanecer no Sporting na próxima época, uma decisão esperada e que terá deixado a generalidade dos sportinguistas felizes.
Nesta manhã, os dois pasquins do Bairro Alto,
A Bola e o Record, anunciam que Sá Pinto quer ficar mas que Paulo Bento não conta com ele. Nem um jornal nem o outro sustentam essa decisão, dizendo apenas “que sabem de fonte segura” no caso da Bola e “que parece que apanhou toda a gente desprevenida” no caso do Record.
Basicamente, os dois pasquins “decidiram” que Sá Pinto não tem lugar no plantel do Sporting, as razões? Provavelmente os editores das duas publicações, não tinham artigos para encher o jornal e optaram por pegar numa frase que Sá Pinto disse quando anunciou a sua intenção, especulando a partir daí: “Já comuniquei a minha decisão a quem de direito. Logicamente, conversas de balneário não as vou discutir aqui. Ainda não sei a decisão dos responsáveis; tenho de aguardar”.
O Sporting pode ainda não ter dito nada ao Sá acerca do seu futuro, mas daí ao Paulo Bento não contar com ele, acho que vai uma grande distância. Ora vejamos:
(1) Sá Pinto foi uma opção de Paulo Bento em 27 jogos do campeonato. Podia a qualquer hora, ser substituído pelo Douala ou pelo Nani ou mesmo pelo Carlos Martins e o Romagnoli. Mas o Sá, foi sempre a primeira escolha. Não me parece um indício de que Paulo Bento ache que o Sá não tem pernas para mais uma época;
(2) O
site do Sporting anunciou prontamente a intenção de Sá Pinto. Apesar de ser controlado pela Sportinveste, qualquer conteúdo que aquele site apresente já foi aprovado pelo Sporting, assim sendo, não acredito minimamente que a Administração tenha sido apanhada de surpresa:
(3) No jogo com o Sporting de Braga estavam previstas homenagens a Manolo Vidal e a Sá Pinto. Só ocorreu a do Manolo Vidal e não foi anunciada qualquer razão para o cancelamento da homenagem ao Sá. Ainda acredito menos que a Administração tenha sido surpreendida;
(4) O desejo de grande parte do plantel é conhecido: Querem Sá Pinto mais uma época! Não acredito de modo algum que as equipas técnica e directiva arrisquem não o pôr lá. Além disso tanto Paulo Bento como Filipe Soares Franco demonstraram a sua revolta com a expulsão de Sá Pinto, o que só pode contribuir para que já tenham considerado que o Sá continue a carreira em Alvalade.
Estou plenamente convencido que as notícias que hoje vieram a público não passam de mera especulação, ao nível que os dois pasquins já nos habituaram. Aplaudo a notícia que o jornal “O Jogo” lançou esta manhã: “
Sá Pinto quer continuar e cabe aos dirigentes decidir”. Sempre o menos especulativo e mais comedido, “o Jogo” cingiu-se aos factos e vai esperar pelos desenvolvimentos. Ou seja, “o Jogo” fez JORNALISMO, aquela coisa que os bichos que ocupam cargos de directores editoriais nos dois jornais do Bairro Alto não fazem ideia do que significa.

2 comments:

Mistica Verde said...

Já agora, gostava de ver o Sá Pinto na equipa da próxima época, não como um titular indiscutivel mas como alguém que jogasse de vez em quando e que, pelo meio, segurasse aquele balneário. Pela sua garra e nitido sportinguismo, o Sá Pinto não pode sair já, precisamos dele nem que seja para incutir essa cultura nas mentes dos jogadores mais jovens.

n_sardas said...

esses 2 jornalecos estão a virar tabeloides á inglesa...