23 September 2006

Aves 0-2 Sporting: Missão cumprida

Yannick Djaló no jogo frente ao Aves
Marcámos 2, podiam ter sido 4 ou 5. Perante um Desportivo das Aves que raramente mostrou argumentos para discutir o jogo, o Sporting não teve dificuldades em sair da Vila das Aves com os 3 pontos.
Confesso que estava com algum receio deste jogo. Por um lado supunha um campo difícil e imaginava que estivesse a chover torrencialmente, por outro lado vínhamos de uma derrota revoltante e íamos ter como adversário um clube com uma série de jogadores made in Boavista. Felizmente, o meu receio esteve longe de ser justificado e o único conjunto que mereceu vencer este desafio foi o nosso!
Talvez já com o jogo de Moscovo em mente, Paulo Bento apresentou uma equipa surpreendente: Miguel Garcia e Ronny foram titulares nas laterais, Miguel Veloso a central, João Moutinho a trinco e Rodrigo Tello a interior esquerdo. Por vezes, a utilização de uma estratégia de rotatividade pode ser perigosa para a equipa, mas esta não se ressentiu e, desde bem cedo, foi criando oportunidades para inaugurar o marcador. Após algumas boas oportunidades desperdiçadas por Liedson e Alecsandro, aos 15 minutos, João Moutinho fez um passe excepcional para o brasileiro recém contratado ao Cruzeiro e este rematou de primeira para o fundo das redes. Era o 1-0 para o Sporting. Até ao intervalo, o Sporting foi fazendo o seu jogo, criando bons momentos de futebol e aproveitando bastante bem a mobilidade que Alecsandro demonstrou nesta partida.
O Aves estava praticamente inconsequente e, salvo um período entre os 30 e os 35 minutos do jogo, nunca causou qualquer perigo. Foi aos 32 minutos que o nº9 “avense” criou a melhor oportunidade para a equipa nortenha. Aproveitando um canto desviado ao primeiro poste, Fredy fez com que a bola embatesse no poste esquerdo da nossa baliza. Foi um lance que causou calafrios mas que Ronny soube resolver logo de seguida.
Para a segunda parte, o Sporting alinhou com o mesmo 11, enquanto o Aves efectuou 2 alterações com o intuito de dar mais ímpeto atacante à equipa. No entanto, o Professor Neca tirou o único elemento do Aves que estava a dinamizar o ataque da sua equipa (Fredy) e a consequência desse acto foi que o Sporting voltou à carga e podia, mais uma vez, ter marcado numa série de lances. Durante a segunda parte, o jogo foi mais pautado a meio campo sem que, no entanto, o Sporting se afastasse muito da baliza do Aves. Quanto aos nortenhos, tiveram a sua única oportunidade quando uma perda de bola infantil de Nani resultou num rápido contra-ataque em que Hernâni levou a bola às malhas laterais da baliza de Ricardo. Mais uma vez, tivemos boas ocasiões para dilatar o resultado mas a nossa linha avançada mostrou-se muito perdulária. Até que ao minuto 82, Tonel, que entrara 44 segundos antes, aproveitou uma falha do guarda-redes “avense”, Paulo Musse, e fez o 2-0 para o Sporting. Era o golo da tranquilidade e que nos permitiu gerir o jogo até ao final. A qualidade do jogo não foi a melhor mas a missão foi cumprida e não deixámos o Porto fugir mais. Agora é altura de trabalho e concentração para o jogo de 4ªfeira em Moscovo, referente à segunda jornada da Champions.
FORÇA SPORTING!
foto: Reuters

5 comments:

Pedro Barbosa said...

Vencemos e vencemos bem, definindo o nosso ritmo, controlando a partida e sabendo acelerar e travar quando era necessario. Vitória q.b. mas muito importante.

A MAGIA DO FUTEBOL said...

A opção Ronny não se mostrou muito acertada, na minha opinião, até porque o SDporting só foi uma equipa equilibrada com a entrada de Caneira. Bastou um Sporting quanto baste para uma vítória merecida. João Moutinho jogou... à patrão!

Saudações leoninas.

LionHeart (o autêntico) said...

Não gostei do jogo em certos períodos. A minha opinião é que tanta rotatividade prejudica a aquisição de rotinas.

Agora, este tipo de rotatividade onde cada jogador, jogue em que posição jogar, sabe muito bem o que deve fazer em campo, é o sonho de qualquer treinador. Muito Bem Paulo Bento.

Saudações Leoninas

Anonymous said...

Sem os srs. da apaf era mais que sabido que esta victória não nos fugiria houvesse rotação ou não de jogadores.Hà apenas que lamentar o resultado,pois passamos literalmente por cima do Professor doutor cara de cù Necas e apenas lhe deixamos duas mossas.Se o jogo corresse de feição pelo menos 4 ou 5 eram possíveis.

Visconde said...

Não foi um jogo brilhante mas onde o mais importante foi conseguido.
A equipa teve uma boa atitute, com exepção ao M. Garcia, muita vontade mas sinceramente não acho que mereça o lugar. Venha o próximo. Saudações Leoninas.

http:\\ovisconde.blogspot.com