09 September 2006

Nacional 0-1 Sporting - Sentimentos Contraditórios

Celebração do golo de Nani na ChoupanaSe por um lado estou muito feliz por esta vitória num campo que é tradicionalmente difícil (já não vencíamos lá desde 1990/1991), por outro lado não posso deixar de estar envergonhado com aquilo que sei que a história vai guardar deste jogo. É um facto que tanto Avalos, como Cleber, como Cardozo deveriam ter sido expulsos umas 30 vezes neste jogo, é um facto que nos minutos finais foi marcado um fora de jogo inexistente que isolaria Alecsandro perante a baliza adversária, mas também é um facto que o golo que nos valeu os 3 pontos (e que belo golo que foi!) é precedido de uma falta de Nani.
Paulo Paraty, provavelmente amedrontado com os acontecimentos da última semana, acabou por ser um dos maiores protagonistas deste desafio. Mostrou categoricamente que não tinha quaisquer condições para arbitrar este jogo e que deveria ter ficado a “descansar” neste fim-de-semana. Lembro-me especialmente bem de uma entrada de Cardozo sobre Bueno, ainda na 1ªparte, que seria para vermelho directo em qualquer parte do mundo, mas Paraty mostrou apenas o amarelo. Já na 2ªparte uma outra entrada assassina, desta vez de Ávalos sobre João Moutinho nem sequer foi sancionada. Não foi a primeira vez que Paraty demonstrou a sua falta de categoria mas, nesta semana em particular, existiam condicionantes que provocaram outra exibição desastrosa.
Quanto ao jogo em si, Paulo Bento apresentou uma equipa bastante diferente daquela que iniciou o campeonato frente ao Boavista. Não só existiam limitações por lesão, como era necessário rodar a equipa uma vez que o jogo da Champions com o Inter é já na próxima 3ªfeira. Neste sentido, Caneira e Abel não alinharam, dando lugar a Miguel Garcia e Ronny, enquanto Miguel Veloso estreou-se como trinco, onde rubricou uma excelente exibição. A primeira parte foi bem disputada e ambas as equipas mostraram uma boa tendência atacante, no entanto e muito por força da condescendência de Paraty, foi um período muito faltoso. O Sporting poderia ter acabado o primeiro período a vencer por mais que um golo mas as muitas tentativas de Liedson, Bueno, Romagnoli e Nani tiveram sempre uma boa resposta por parte do guarda-redes do Nacional, Diego Benaglio, e dos defesas centrais madeirenses.
Para a segunda parte, o Nacional tentou aumentar o seu ímpeto atacante com as entradas de Chilikov e Luciano mas foi o Sporting a única equipa a causar algum tipo de perigo, primeiro, através de dois grandes remates de fora da área por Liedson, e depois, até ao final do jogo, com vários lances, que poderiam perfeitamente ter acabado no fundo das redes madeirenses. Na segunda parte o Nacional esteve mais no nosso meio campo e criou muitos mais ataques que nós no entanto, nenhum desses ataques causou algum tipo de perigo e aqui, na minha opinião, o aplauso vai para as excelentes exibições de Anderson Polga e Miguel Veloso, que anularam por completo os avançados madeirenses.Em conclusão, foi um bom resultado, foi justo em termos de perigo criado mas o golo que nos deu estes 3 pontos é de facto ilegal e daqui a uns meses já sei que vamos ouvir outros adeptos a dizer que fomos escandalosamente favorecidos o que não é, de todo, verdade. Temos 2 vitórias em 2 jogos que poderiam ser complicados e isso é excelente. Pena a insensatez de quem nomeou Paraty para este jogo, foi a grande nódoa na tarde de hoje na Choupana.
foto: Reuters

6 comments:

Pedro Barbosa said...

Vitória mais do que justa da melhor equipa em campo ;) Magia e talento no passaporte para o triunfo!

Abraço.

Anonymous said...

se alguèem tinha dùvidas,penso que estão esclarecidos.Temos equipa.


Arroz

n_sardas said...

Justa e gostei da forma como a equipa controlou o jogo...
Ainda esqueceste os 5min + 3min de desconto...
saudações leoninas

RG54 said...

Mística, quantas faltas não marcou o Paraty, para um e outro lado ou quantas marcou indevidamente ? 20, 30, 40 ? O unico problema da rapaziada "amiga" é que aquela deu golo.E logo do Sporting.E logo o da vitória.Lógico que também preferia ter ganho de outra maneira mas dizer-se que se não fosse aquele erro do ladrão não ganhariamos, como os lampas já andam a apregoar, é tentar que uma "mentira mil vezes repetida se transforme em verdade".Além disso estou tão farto de ser roubado que ...não perdemos pela demora, tenho a certeza. Saudações Sportinguistas.

Unknown said...

Está aí a Liga dos Campeões e no site de UEFA existe um passatempo onde se pode criar um plantel com todos os jogadores que vão participar na liga deste ano e ganhar prémios!
Participem e juntem-se à Liga "Bola na Trave".

Código da Liga "Bola na Trave": 77098-12575

Mistica Verde said...

Não acredito que o Sporting não vencesse aquele jogo, fomos muito superiores ao Nacional e tivémos muitas oportunidades para marcar mais. Simplesmente, irrita-me saber que o que a "história" vai guardar é o golo irregular... Felizmente ainda não ouvi nenhum "amigo" a falar do golo, mas acho que foi mesmo só por acaso!

preto: já lá estou!