22 September 2006

VERGONHA - Mais uma!

«A Federação Portuguesa de Futebol abre inquéritos a todas as denúncias de matéria disciplinar, e quando esta envolve a prática de crime, como é a corrupção, fica sempre subordinada à investigação policial. Prova evidente, com testemunhas e documentos, não temos. Têm chegado denúncias várias mas como, quando e porquê? Havendo uma condenação os órgãos disciplinares da Federação, e julgo que os da Liga também, irão agir em conformidade. Agora enquanto não houver dados concretos...».
Estas palavras são de Paulo Relógio, assessor jurídico da FPF, quando questionado pela imprensa sobre as consequências do recebimento da participação referente ao Apito Dourado que o benfica entregou na semana passada ao orgão federativo. A grande mensagem destas declarações é: Só no dia em que os tribunais decidirem que alguém é culpado de determinada prática criminosa, é que a FPF e a LPFP vão “agir em conformidade”. Assim sendo, todas as possibilidades que a limpeza tinha de começar a ser feita “por dentro” foram hoje defraudadas. Obrigado pela oficialização do oficioso, Paulo Relógio!
De qualquer modo, perdoem-me o cepticismo, mas acho que a Máfia Siciliana, depois de julgar um qualquer “Padrinho”, nunca o entregou às entidades oficiais. Então porque raio é que a Federação e a Liga, controladas pelas mesmas pessoas que provavelmente são citadas naquela participação, hão de julgar e entregar os elementos do compadrio à justiça?
A atitude de Luís Filipe Vieira é louvável na medida em que passa a mensagem que está preocupado com a situação actual do futebol português e, clubismos à parte, é exactamente isso que eu também quero, logo: Clap, clap, clap. No entanto, perdoem-me, mas não lhe vejo qualquer moral em fazer nada para além da demissão do seu cargo (com a apresentação da recandidatura, essa hipótese já era!). Por muito interessado nessa transparência que ele esteja actualmente, não vou esquecer o que está escrito no 5º e 6º parágrafo desta notícia (benfiquistas, antes de começarem a espumar e a chamar-me nomes, leiam os parágrafos. Não é a notícia da meia final, apesar de eu também a achar essa muito comprometedora).
O homem ainda está sob investigação, por conversas comprometedoras com o Pinto de Sousa, aquele senhor que está atolado dos pés à cabeça no Apito Dourado!! Podem argumentar: “Ah, mas não sabes qual o conteúdo das escutas! Como é que sabes que são graves?” Eu, neste caso, respondo: As conversas são com o P-I-N-T-O D-E S-O-U-S-A!
Mas numa coisa tenho de dar razão ao Filipe Vieira: há, de facto, pessoas que merecem ser severamente castigadas. Já conhecemos o nome de duas dessas pessoas, o Vieira sabe o nome de outras duas. A questão são os outros….
EDIT: Desapareceu um parágrafo deste post porque houve aqui alguma confusão da minha parte em relação ao dossier entregue pelo benfica na PGR e a participação entregue ao CD da FPF. As minhas desculpas pelo lapso.

5 comments:

Anonymous said...

Mistica,

Embora compreenda a tua indignação perante a vergonha que é o futebol, e perante as constantes novidades que têm vindo a público, venho por meio deste comentário pedir-te que reduzas o número de posts relativos a esta vergonha...
Na verdade, sendo este teu blog dedicado ao Grade SPORTING, não merece ser diariamente consporcado com a sujidade que é a realidade futebolística nacional.
Se não for pedir muito, dedica apenas um dia por semana a este nojento tema, e a restante semana a falar do nosso Grande SPORTING.

Um abraço,
O (já famoso) amigo anónimo..

Mistica Verde said...

Amigo anónimo,

Há alturas na vida de um adepto em que o nível de indignação é tão elevado que a importância da envolvente externa às competições sobrepõe-se à esfera interna. É triste, mas acontece. De qualquer modo, tal como já ignorei algumas das notícias que sairam nesta última semana, continuarei a ignorar muitas das que ainda vierem a sair.
Abraço e Viva o Sporting

LionHeart (o autêntico) said...

Mistica Verde:

Pois eu peço-te que continues.

A podridão em que se transformou o futebol português não pode ser tratada com a indiferença que existe hoje.

Estas situações são do conhecimento de toda a gente, mas a sua banalização faz com que todos encolham os ombros e prossigam as suas vidas como se nada fosse, muitos por se sentirem impotentes para as resolver.

Pois eu digo Basta! E se nada podemos fazer para mudar o futebol portugês, então resta-nos a palavra e a liberdade do nosso pensamento. Usemos o seu poder e o nosso direito à indignação, para espalhar pelos Social Media (os blogs, os foruns e tudo o que a Internet trouxe de democratização do acesso à informação) a nossa convicção de que algo tem de mudar e depressa!!!

Talvez consigamos levantar uma onde suficientemente forte para provocar alguma mudança.

O poder da palavra é grande. O poder da palavra de muitos sportinguistas indignados e fartos de uma vida de enganos é gigantesco.

Por uma Onda Verde de mudança!

Saudações Leoninas

Anonymous said...

Por um tsunami Verde.Força contem comigo.
Antwerpem.

Anonymous said...

Oh Antwerpem, isso foi diarreia cerebral ou não tens mesmo ideia dos estragos que provoca um tsunami? Devo recordar-te do que aconteceu na zona da indonésia, thailandia, sri lanka, etc.
Se não te ocorre nada para dizer acerca do assunto, não digas merda como é habitual nos teus comentários!