01 May 2007

Não está esquecido

Veiga e João Pinto, all good fellasA edição de hoje d’A Bola faz capa com Vieira, Santos e Veiga, os três estarolas que, aparentemente, constituirão o benfica de 2007/2008. Se o jornal oficioso do benfas quer o Vieira, não temos nada a ver com isso, se quer o Santos, nós podemos estranhar, mas também não temos nada a ver com isso, agora no que diz respeito ao Veiga, aí temos direito a dizer uma palavrinha.
Quiçá aproveitando a onda de ingenuidade que invade Portugal, o título da Travessa da Queimada ou mesmo o próprio Vieira, acharam que o facto do Veiga ter sido ilibado da suspeita de abuso de confiança no caso da transferência de João Pinto, bem como o facto de ter visto as suas medidas de coacção reduzidas, eram sinónimo de que aquele não tinha estado envolvido na transferência do nosso antigo nº25, no entanto escrevo este post para relembrar os mais “desatentos” que a Direcção Geral de Impostos já concluiu que “todas as operações facturadas pela empresa Goodstone Consulting Limited, em 2000, foram efectuadas em Portugal pelo empresário José Veiga”.
(Se neste momento o leitor se está a comportar como uma virgenzinha ofendida que considera que o Veiga era só um empregado, que recebia o seu salário (e nada mais) e até pagava impostos, o último parágrafo é dedicado a si).
Qual é o moral da história? Efectivamente, e apesar das evidências, as coisas inclinam-se para que o Veiga se venha a safar completamente. A documentação já apresentada na imprensa, os sinais exteriores de riqueza e tudo o mais, aparentam ter deixado de interessar.
Mais uma vez, vemos premiada a esperteza saloia, mais uma vez, os portugueses podem idolatrar aqueles que aproveitam vazios legais em benefício próprio, e mais uma vez vemos a qualidade das pessoas que andam pelo futebol português, bem como a que caracteriza o estereótipo daquelas que o acompanham. E o mais giro, é que a generalidade das pessoas, ainda bate palminhas! Shame on you!
Ps: Até que ponto sou pouco civilizado por sorrir perante pensamentos como aquele do Veiga a cair no rio, o Pinto da Costa a saltar para o ajudar e acabarem os dois por se afogar?

5 comments:

fonzie said...

percebo que queiras "bater" no veiga, eu próprio como sabes não gosto dele, mas acho que escolheste o episódio errado para o fazer.

neste momento aquilo que está claro, e no meu entender sempre esteve, é que o veiga não burlou ninguém neste negócio.

também me parece evidente que o veiga, (numa condição eventualmente de empresário mas sem contrato porque o jvp sempre disse que não queria empresário) usou uma offshore para conseguir que o sporting e o jvp chegassem a acordo, sendo que em vez de retirarem fatias quer dum lado quer do outro, resolver cortar a fatia da parte do Estado (leia-se, nos impostos). terá sido o veiga a sugerir isso? terá sido o jvp? terá sido o sporting? sabiam todos do "esquema" ou só sabiam alguns?

acho que só quem esteve presente pode responder a essa questão, mas podemos tentar tirar conclusões a partir dalguns factos: os grandes beneficiários da fuga aos impostos foram a parte activa e passiva do negócio, não o intermediário, ou seja o scp e o jvp. este "esquema" já tinha sido utilizado pelo scp e veiga noutras transferências.

quanto aos sinais de riqueza do veiga, meu caro amigo, é muito simples: o veiga foi o maior empresário do mundo durante anos. foi ele que ganhou comissões do figo, do zidane, etc etc, ele é que movimentava o mercado europeu numa altura em que as transferências eram completamente loucas. tens alguma dúvida que ganhou bastante dinheiro nessa altura?

eu diria que ganhou dinheiro de forma legitima mas também ilegitima, mas não é por esta negociação que vou conseguir confirmar essa suspeita.

Nuno Moraes Bastos said...

Posso antipatizar com o Veiga mas, sobre esta matéria, aguardaria serenamente pelas conclusões da justiça...

Sgt. Pepper said...

Parece que, afinal, não é só o Mourinho que deseja a morte de pessoas ligadas a clubes rivais... Estranho é teres criticado tanto o "Special One", após essa situação ter sido mediatizada!
Nem quero é imaginar o que farias com as camisas desses dois senhores... ou com as suas gravatas - já que essas, sim, teriam os símbolos dos respectivos clubes!

Mistica Verde said...

Fonzie:

Para mim não é líquido que o Veiga não tenha ganho nada com esta transferência em particular. Só um intermediário benemérito?
Se assim foi, e estando provado que o Veiga conduzia as operações da Goodstone em Portugal, porque é que essa empresa fechou em 2004, não terá sido por o Veiga ter entrado no benfica mais ou menos na mesma altura, e consequentemente, deixar de ter a liberdade que tinha até essa data ou é mais uma coincidência? A Goodstone não poderia ter arranjado um substituto para o Veiga, ou ele era assim tão importante que não só desistiram do mercado português, como de todos os outros, fechando as portas antes que alguém conseguisse saber a quem é que pertencia a empresa?

E já agora, com tanto banco no mundo, também é só coincidência que o Sporting estivesse a fazer transferências para o luxemburguês Dexia? Não terá nada a ver com o outro caso do Veiga?

NMB:

Concordo, mas irrita-me ver que outras colectividades parecem já estar a contar com ele para a próxima época.

Turkish:

Não leves todas as coisas à letra. A morte? Conheces-me bem demais para saber que não sou assim tão simpático.

Ao Pinto da Costa desejo essencialmente a prisão (perpétua, devido à sua idade), de modo a que ele pague por tudo o fez / vem fazendo.

Ao Veiga, além da prisão, desejo principalmente que seja o primeiro caso em que a população em geral se liberta dos estigmas clubísticos e começa a ostracizá-lo em conjunto (Já esteve mais longe).

Já agora, quanto ao Mourinho, que por muito "special" que seja a nível técnico, tem também muito de odiável, desejo apenas e só todo o insucesso profissional possível. Isso faz de mim uma pessoa mesquinha? Talvez, mas estou no meu direito.

Ps: Parabéns, sabes uma coisa que mais ninguém sabe: o clube do Veiga!

Pps: Então e esse Chelsea ontem? ;)

fonzie said...

eu não disse que a goostone não era do veiga (aliás, quase que aposto que era dele) nem disse que ele não tinha ganho dinheiro nenhum com a transfêrencia (deve ter feito apesar de não ter contrato de representação com o jvp).

mas como é evidente, a poupança de impostos pelo comissionista é muito inferior à poupança de impostos das outras duas partes. noutras palavras, ele era o que tinha menos a ganhar com a evasão fiscal.