09 June 2007

Erros de Casting no ataque. Já chega...

Flops contratados para o nosso ataque: De 1991 a 2007: Guentchev, Skuhravy, Misse-Misse, Krpan, Spehar, Nalitzis, Silva, Mota, Koke, Bueno e AlecsandroAproxima-se a temporada futebolística de 2007/2008. As manchetes típicas dos períodos de defeso começam a aparecer e, inevitavelmente, iremos ser presenteados com os primeiros nomes de avançados que, aos olhos dos "especialistas" jornalísticos portugueses, deverão acompanhar Liedson e Djaló no nosso ataque.
Dos quatro avançados que fizeram parte do nosso plantel na época passada, está confirmado que Bueno não continua. Por outro lado, e felizmente, Alecsandro deverá ficar por terras de Belo Horizonte. Em termos de entradas, tem-se falado da inclusão do nosso antigo júnior, Carlos Saleiro, no plantel da próxima época, enquanto o nome do avançado belenense Dady, já foi mencionado como uma possível aquisição.
Por ter algum receio dos nomes que possam vir a ser confirmados, e na esperança que a nossa SAD nos contrate algum avançado credenciado, deixo aqui uma pequena lista dos flops que foram contratados desde o início da década de 90. É minha esperança que esta lista sirva como utensílio de reflexão antes da SAD enveredar em investimentos que, tal como nos casos citados, irão trazer pouco ou nenhum retorno financeiro ou desportivo:
1991/1992: Bontcho Guentchev: Inspirado pelo sucesso da contratação de Balakov na época de 1990/1991, Sousa Cintra decidiu continuar a investir no mercado búlgaro. Chegou um avançado búlgaro que dava cartas no CSKA de Sófia. No Sporting terá, no máximo, jogado às cartas: 3 jogos e 1 golo.
1995/1996: Thomas Skhuravy: No verão de 1995 chegava a Alvalade a estrela goleadora da selecção checa no Itália 90 (pena que na altura já tinham passado 5 anos). Com a "tenra" idade de 30 anos, Skhuravy fez apenas 4 jogos e não marcou qualquer golo. Para a memória fica aquele "balázio" que Skhuravy mandou à barra quando fomos jogar 4 minutos a Chaves.
Nota: Neste ano chegou também Ahmed Ouattara que eu me recuso a colocar nesta lista por sempre ter gostado dele e achar que teve muito azar com as lesões.
1996/1997: Jean-Jacques Missé-Missé: Foi uma aposta pessoal de Robert Waseige mas que nem conseguiu convencer o treinador belga. Fez os primeiros dois jogos, entrou a substituir em mais alguns e quando Octávio Machado assumiu o comando técnico da equipa, nunca mais jogou... Globalmente, 5 jogos e nenhum golo marcado.
1998/1999: Petar Krpan: Chegou como uma aposta de Mirko Jozic e, infelizmente, ninguém o apresentou ao professor Moniz Pereira. Continuo a achar que Krpan poderia ter ganho uma medalha de ouro nos 100m antes de Obikwelu. Correr, de facto, ele sabia, o problema era quando lhe aparecia uma bola à frente. Apesar de tudo, Jozic ainda apostou bastante nele: 28 jogos e 4 golos... O erro de casting foi corrigido na época seguinte.
2000/2001: Robert Spehar: No final da época de 99/2000, chegou um avançado internacional croata que tinha dado (e muito) nas vistas no Mónaco. A ideia era atacar a Liga dos Campeões. Infelizmente vinha com uma lesão crónica do clube monegasco e nem actuou naquela competição. No campeonato, até se safou bem: 9 jogos e 5 golos, o que nos deu esperança para a época seguinte, mas as lesões atacaram outra vez. Incluo-o nesta lista de flops mas só por ele ter conseguido passar nos testes médicos da nossa equipa. Ah! Nada de comparar o Spehar com o Ouattara já que este lesionava-se sozinho!
2001/2002: Dimitrius Nalitzis: Chegou ao Sporting para o lugar que seria de Spehar, a alternativa a Niculae e Jardel.Foi mais um que não demonstrou grandes dotes. 13 jogos e apenas 1 golo (mas ao menos foi um golo importante, eliminámos o Marítimo nas meias finais da Taça, fomos à final e fizémos a dobradinha!).
2003/2004: Elpidio Silva: Bem sei que este pode ser considerado muito subjectivo mas, tirando aquele jogo na Luz em que ele marcou um golo e sacou dois penalties, não tenho saudades nenhumas dele. O "pistoleiro" até pode ter sido decisivo enquanto andou pelo Bessa, mas cá em Alvalade, meu Deus... Aposta constante de Fernando Santos, era um martírio vê-lo a arrastar a sua enorme barriga pelo relvado. No final, em 32 (!) jogos fez 5 golos. Conseguiu ter uma média pior que o Krpan... O erro de casting foi corrigido na época seguinte, para bem dos corações dos adeptos leoninos.
2004/2005: João Mota: Lembro-me bem do primeiro jogo que este brasileiro, emprestado por um clube coreano, fez em Alvalade. Ao lado de Liedson, mostrou garra, dedicação, vontade. Enfim, deu boa impressão. Mas foi um daqueles casos em que a primeira impressão engana...Ao todo, 6 jogos, 0 golos e 0 lances memoráveis.
Nota: Sim, eu gostava do Pinilla e recuso-me a inclui-lo nesta lista!
2005/2006: Koke: Este só é um flop porque nunca se conseguiu afirmar no Sporting. Nas suas estreias para a Taça e para o Campeonato marcou, mas era mesmo um atleta só para estreias. A partir do momento em que alguém não foi capaz de tirar o lugar ao Deivid que tivémos à duas épocas atrás, não poderá ser mais do que um flop... Ao todo 7 jogos e 3 golos (todos eles marcados nas estreias).
2006/2007: Carlos Bueno: Fui um dos que defendeu Bueno aquando da sua contratação. Fui um daqueles que nas primeiras jornadas da época que agora passou tinha esperanças que ele se viesse a tornar determinante. Hoje, dou a mão à palmatória. Bueno até podia ser um jogador que deixava tudo em campo mas, infelizmente, tirando no jogo com o Nacional, essa vontade nunca foi materializada em algo que nos fizesse celebrar o seu empréstimo.
2006/2007: Alecsandro: Este, ao contrário do Bueno, não enganava. Acho que nem ele sabe como é que acabou a época como 2º melhor marcador da equipa. Tanta faltinha de jeito naqueles pés... Ao contrário dos seus ombros, pescoço, queixo e restantes partes do corpo com que marcou golos. Espero sinceramente que a nossa SAD não insista que ele fique no clube...
Fica o apelo, tragam-nos um avançado de jeito, por favor. É que, e nesta acho que posso falar por toda a nação leonina, estamos um bocado fartos de ter sempre um a menos no ataque...
Saudações Leoninas.

3 comments:

LEÃO DA ESTRELA said...

O objectivo de gastar o menos possível na compra do passe de Romagnoli pode mesmo inviabilizar a permanência do jogador em Alvalade, podendo acontecer o mesmo que aconteceu com Rodrigo Tello. O que seria grave. E em alternativa chegam notícias sobre a contratação de Patrício Toranzo, um médio do River Plate, que estava emprestado a uma equipa da II Divisão argentina chamada Atlético Rafaela. Dele, Romagnoli já disse que tem a técnica de Nani, embora seja mais lento. Uma definição que não cria grandes ilusões...

O LEÃO DA ESTRELA MUDOU DE SÍTIO. Agora em http://leaodaestrela.blogspot.com

Nuno Moraes Bastos said...

Muito bom post, ainda que nem sempre de acordo com as análises (não era fã do Outtara)...

Anonymous said...

Por amor de deus, vão-me buscar o Linz do Boavista, esse jogador é uma promessa para o futuro. Assim como o Antunes.