12 August 2007

Sporting 1-0 Porto: É NOSSA!

João Moutinho levanta a sua primeira taça como capitão do Sporting - Vencedores Supertaça 2007Foi um jogo de reduzido nível técnico e que se pautou pelo equilíbrio entre as duas equipas, mas como alguém disse um dia, e com razão: As finais não são para mostrar futebol bonito, são para ganhar! O Sporting conseguiu esse feito e conquistou assim a sexta Supertaça da nossa história.
Com um onze inicial que teve como principal surpresa a inclusão de Pedro Silva como lateral esquerdo, o Sporting entrou bastante bem no desafio, ao fazer pressão alta sobre o reduto defensivo do Porto e ao conseguir criar bons lances atacantes. Esse domínio inicial, porém, não se traduziu em oportunidades criadas, e quando o Porto reequilibrou a partida, o jogo entrou numa fase de maior monotonia que só foi ultrapassada na segunda parte.
Após o apito inicial para a segunda parte, o Sporting voltou a ter uma entrada mais forte, porém o jogo rapidamente voltou a um nível demasiado táctico sem que qualquer uma das equipas conseguisse criar ocasiões claras de golo. Estava visto que este jogo só seria resolvido ou após prolongamento ou num lance de génio e foi nesses termos que conseguimos o golo da vitória: Parafraseando o Tonel, o Izmailov recebeu a bola, “deu-lhe muita bem, e fez um g’anda golo”! Foi de facto um golaço, aquele que o nosso nº7 fez com um pontapé desferido do meio da rua, não deu qualquer hipótese de defesa ao Helton e quebrou a monotonia do jogo. Como seria de esperar, nesta fase foram efectuadas diversas alterações nas equipas e o ritmo do jogo aumentou bastante, com o Porto à procura do empate e com o Sporting a apostar essencialmente no contra-ataque. Em termos de oportunidades flagrantes, só houve uma, um remate de Kazmierczak ao poste que poderia ter levado o encontro para prolongamento. Felizmente para nós, isso não aconteceu e, consequentemente, conquistámos o nosso segundo título oficial nos últimos 4 meses!
VIVA O SPORTING!
ps: Em relação ao lance do Tonel na área (que já se percebeu que vai servir de motivo justificativo para a derrota por parte dos portistas), se fosse marcado penalty não me chocava minimamente, mas as regras da FIFA (ver página 37 deste PDF), mantêm a referência à intencionalidade do jogador em jogar a bola com a mão, e devo relembrar que estamos a falar de um cabeceamento falhado.

16 comments:

Anonymous said...

3 bolas no ferro facciosos do caralho,voces sao uma boa merda

Mistica Verde said...

Se a merda te ganha o que é que isso faz de ti?

Quanto às bolas no ferro, uma foi acidental (se não tivesse sido marcado fora de jogo alguém lhe tocava antes), outra se fosse à baliza era defendida pelo Stojkovic, só mesmo a do Kaz é que pode ser considerada como uma grande oportunidade.

LEÃO DA ESTRELA said...

os "leões" afiaram as garras e conquistaram a Supertaça 2007, mostrando no final um sorriso até às orelhas, tendo ficado provado que os jogadores orientados por Paulo Bento lavaram bem os dentes, ao contrário dos portistas, que não acataram as indicações de Jesualdo Ferreira, esquecendo-se desse hábito higiénico.

Armando Silva said...

Um já cá canta, e que prazer não deu esta vitoria... Ganhou quem melhor jogou, o resto é conversa de perdedores.

Cumprimentos

Mário Ventura said...

Relembre alguns momentos marcantes do jogo, através de quase 3 dezenas de fotografias exclusivas no único blogue acreditado oficialmente para a Supertaça Cândido de Oliveira (http://FINTAEREMATA.blogspot.com)

Corduroy said...

O jogo valeu mesmo pelo golo do Izmailov... e pela consequente vitória na Supertaça... o que me deixa bastante feliz como é óbvio. Em relação à exibição da equipa... só espero que seja francamente melhor nos próximos jogos. Obrigado Sporting.

Peyroteo said...

Porto, 0 – Sporting, 1: Sporting conquista a Supertaça.

http://bola-na-trave.blogspot.com/2007/08/porto-0-sporting-1-sporting-conquista.html

Quanto á Supertaça devo dizer que para mim vale o que vale, ou seja, nunca dei grande importância a este troféu, apesar de que quando é jogado entre 2 clubes grandes tem sempre outro sabor.
Alguns adeptos quando a ganham vão para a rua apitar e até lançam foguetes, mas quando a perdem não passa da “fruteira”.
Para mim “nem 8 nem 80”; fico feliz por a ganhar, mas caso a perca não me tira o sono nem o apetite.
Não foi um grande jogo de futebol, mas também não foi tão fraco como alguns o querem pintar.
Numa partida muito equilibrada e repartida, o Sporting acabou por ser mais feliz ao apontar um excelente golo por intermédio do Russo Izmailov, que até então tinha passado ao lado do jogo.
Derlei também teve uma prestação positiva, apesar de todos sabermos que nunca mais será o jogador que foi no FCP de Mourinho, o que fez ontem em campo já foi mais do que tinha feito em meia época do ano passado.
Justo seria o prolongamento, mas nestas coisas de justiça é sempre complicado emitir opiniões, uma vez que ao longo da minha vida me fartei de ver jogos em que o Sporting dominava claramente o FCP e normalmente acabava por perder pelo cínico 0-1.
Quanto à arbitragem, alguns erros, mas menos do que o costume neste Bruno Paixão; e até poderá ter ficado um penalty discutível por marcar contra o Sporting, apesar de não me parecer que Tonel mova o braço deliberadamente para a bola, aceitava a marcação.
Se Paixão achou que não foi penalty ou se não viu, óptimo; já é tempo de não errarem sempre para o mesmo lado.
No entanto o clube em causa, deveria estar caladinho, uma vez que são conhecidas escutas envolvendo precisamente este árbitro.
Quanto a Jesualdo, começou mal a época ao vir justificar a derrota com um possível lance, em vez de admitir que continua um “borrado” e colocou em campo 3 trincos, com a ideia de empastelar o jogo e esperar que durante os 90 ou 120’ aparecesse o génio de Quaresma para resolver a partida.
O Sporting de Paulo Bento está de parabéns, pois apesar do jogo não ter sido brilhante, mostrou sempre vontade de ganhar; é claro que nenhum Leão gosta dos últimos 10 minutos, onde se tenta segurar vantagens, mas o que é certo é que já cá canta mais um caneco.
Nota: lamentável o Serviço Público de Televisão da RTP, paga por todos nós, que conseguiu não dar a entrega das medalhas e da Taça, preferindo dar publicidade. Fosse o clube ganhador de outra cor e teríamos que gramar com um autêntico festival pimba até ao nascer do sol.

RG54 said...

Amigo Mística, aproveitando uma breve interrupção nas férias, dei uma saltadazita aos blogs que normalmente visito e tenho de te dar sinceros parabéns. Porquê? Porque és o único blogger que, através do link da fifa, consegue desmistificar o chamado "caso do jogo", o pretenso penalty no lance do Tonel na nossa grande área. Lendo a página que indicas chega-se facilmente á conclusão que (oh surpresa das surpresas!!!) afinal a lei ainda não foi alterada e continua a ser necessário o corte INTENCIONAL COM A MÃO, para que seja marcado livre directo contra a equipe que o faz. É que ouvindo os andrades, lendo ou vendo a C.Social e passeando pela blogosfera, estava com receio de me ter passado esta pretensa alteração. Porra, é que repetir uma mentira mil vezes não a transforma em verdade, por mais que os intoxicadores de serviço o tentem, e seguramente que o vão continuar a fazer durante looongo tempo, nomeadamente sempre que procurarem justificar alguns dos habituais erros grosseiros marcados contra o nosso clube a que infelizmente já estamos acostumados. Só mais uma breve questão: se esta táctica da pública intoxicação já é normal, já me custa mais a perceber as reacções de reconhecidos Sportinguistas que admitem a existência de pretensa falta num lance em que, vistas e revistas as imagens as vezes que se quiser, se chega à conclusão, sem margem para qualquer dúvida, que Tonel não mexe o braço desde que sai o cruzamento, até ao falhanço do corte da bola com a cabeça. Ou será que ele falhou o corte de propósito para depois a cortar com a mão? Parece-me que já temos suficientes inimigos em todos os lados, pelo que as hesitações em Sportinguistas que muito prezo e respeito me deixam triste e me levam a escrever este "lençol", pelo que aproveito para do facto pedir que me desculpem. De volta ao que resta das minhas férias despeço-me com sinceras Saudações Sportinguistas.

Anonymous said...

Foda-se faccioso de merda não vistes o penalty, ceguinho do caralho? Daqui a quimze dias pagas tudo com lingua de trapo

n_sardas said...

admiro a tua paciencia... mas infelizmente, na bola, os ignorantes não querem aprender!!!
e agora, quando formos gamados, como é habitual, lá vão aparecer dos adeptos dos clubes do sistema a falarem deste pseudo-penalty... acredito que melhor que isto não vão arranjar!!!
o que interessa é que a SuperTaça é Nossa, com toda a justiça... quanto ao resto não passa de conversa de aziados!!!

atribodofutebol said...

Apareçam por aqui

http://tribodofutebol.blogspot.com/

Todos os credos são bem-vindos.

Saudações desportivas

Unknown said...

Izmailov, pede desculpa aos senhores, que eles estão zangados!!!! :)

Peyroteo said...

Farinha do mesmo saco…

A Ratazana, vendo o barco afundar, em desespero total quer levar consigo para o fundo outros ratos.
Mas este Orelhas burro não é, e antes que o Papa o consiga comprometer, tratou de “correr” com aquele a quem seria mais fácil entalar o rabo, o Veigarista, por aparentemente ser o que sujava as mãos.
O Azeite vem sempre ao de cima:
O “jornaleiro” desportivo Rui Cerqueira, deixou a função de toupeira do FCP na RTP, e assumiu o cargo de director de Comunicação do clube.
Este nunca me enganou, mas é sempre bom verificar que o AZEITE vem mesmo sempre ao de cima; mas foi bastante triste ter alguns anos numa posição importante da Estação Pública de Televisão, um “jornaleiro” ligado desta maneira a um clube.
Claro que todos podem ter o seu clube, mas isto é demais!

LEIAM TUDO em:
http://bola-na-trave.blogspot.com/2007/08/farinha-do-mesmo-saco.html

Anonymous said...

Olha, sabes se o Bruno Paixão joga hoje?
No Sábado esteve ao seu melhor nível, fruto dos investimentos que o SCP faz nalguma malta com potencialidades...

Anonymous said...

Sempre achei muita piada as críticas que são dirigidas a nós sportinguistas sempre que usamos os erros de arbitragem para de certa forma desculpar os desaires desportivos. Acusam-nos de o fazer sempre, e de isso ser um comportamento de mau-perdedor. No entanto hoje (após o jogo com a Académica) e após dois jogos oficiais, já ouvi toda a gente a usar a arbitragem (e sem razão aparente) para explicar os bons resultados que tivemos até agora. Para além de uma enorme estupidez e hipocrisia, só mostra o quão grandes nós somos. Eu pessoalmente só me preocupo em comentar aquilo que ao Sporting diz respeito, por muito que as palhaçadas dos pardalecos do outro lado da rua me façam rir...

É o meu primeiro comentário por aqui mas já sigo o blog há bastante tempo. Queria deixar-te uma palavra de apreço mística, pela dedicação que tens ao blog e ao clube, e pelos teus posts onde vejo que como eu (e modéstia à parte aqui), és um verdadeiro sportinguista. (É mais que uma paixão, uma raça rara nos dias que correm)

Anonymous said...

Vamos cumprir o nosso dever cívico e votar em:
http://www.voteyourteam.com/vote.aspx?TeamID=501