10 September 2007

Despedida

Estaria a mentir se escrevesse que não me custa elaborar este post, mas há alturas na vida de uma pessoa em que o desânimo atinge tal ponto que se começa a questionar se realmente vale a pena…
Quem me conhece sabe que, por amor ao Sporting, dediquei muito do meu tempo a investigar, estruturar e a escrever conteúdos para este blog. Muitas horas de sono foram perdidas em prol da vontade de comentar qualquer coisa relacionada com o nosso símbolo e muitas horas saí mais tarde do emprego porque o timing me obrigava a escrever posts em horário laboral. De qualquer modo, não escondo que, de há uns meses para cá, a motivação para continuar era cada vez menor, algo que se reflectiu na frequência e até na qualidade dos conteúdos aqui publicados.
A “gota de água” ocorreu nos últimos dias: Graças a um monte de esterco chamado Pedro Proença, ficou provado que ainda não vai ser este ano que vamos ter um campeonato justo, onde todos os clubes são tratados como iguais e onde o erro pode ser considerado como admissível. No entanto desenganem-se aqueles que pensam que deixo de escrever só por causa do lance do livre indirecto. Aquilo que poderia ser facilmente percebido como mais um erro de arbitragem decisivo contra o Sporting, foi apenas a origem de algo que tomou dimensões que considerei escandalosas, já que foram evidenciados os compadrios, os casamentos e os joguinhos de influência no Futebol Português:
1.
Para começar tivemos uma campanha contra o nosso guardião Stojkovic. Campanha essa orquestrada pela generalidade da Comunicação Social mas com especial destaque para os canais de comunicação pertencentes à Lusomundo Media, pertença da Olivedesportos. Foi uma tentativa de branqueamento de um erro que teve tanto de esclarecedora como de lamentável.
2. Depois, tivemos as declarações do Proença à Antena 1, onde ficou provado que aquele que alguém decidiu considerar o melhor árbitro da época passada, simplesmente não conhece as regras do jogo que arbitra. Como “castigo” por este desconhecimento, Proença recebeu uma convocatória para um jogo internacional, algo que não é de estranhar uma vez que o líder da arbitragem da Liga não é, nada mais, nada menos, do que um dos árbitros mais bem sucedidos nos tempos áureos das actividades que deram origem ao Apito Dourado.
3. Houve ainda tempo para que esta cambada emitisse um comunicado que, diziam eles, pretendia esclarecer a lei, mas que na realidade, para além de ser completamente disparatado, não passava de um ataque do Sistema ao “desalinhado” Jorge Coroado. Aqui o Sporting foi atingido pelos danos colaterais de uma guerra injusta contra um dos poucos ex-árbitros que vieram a público denunciar a promiscuidade do futebol nacional.
4. Por último, tivemos as declarações de Díaz Vega. O líder da arbitragem em Espanha esclareceu que Pedro Proença errou. Nem de propósito, a Comunicação Social portuguesa, (com excepção da RR, que o entrevistou) optou por ocultar essas declarações, mostrando a sua vontade em pactuar com os poderes instalados e em nada fazer para mudar as coisas.
Estas quatro ocorrências, aliadas às patéticas reacções do Paulo Bento e do Soares Franco fizeram-me perder a paciência. É inadmissível que as mesmas pessoas que se mostraram escandalizadas com a arbitragem na final de um mero torneio de pré-época, reajam com todo este conformismo ao ROUBO de pontos num embate com um concorrente directo ao título nacional. O que é que se passou na mente dos nossos representantes para baixarem as calcinhas ao poder instalado?
Como estou certo que a promiscuidade entre órgãos da Liga, meios de comunicação social e alguns intervenientes directos no jogo vão continuar, bem como a passividade do nosso lado, preparo-me para escrever as últimas linhas neste blog.
Irei, obviamente, continuar a defender o nome do Sporting, a marcar presença no estádio, a apoiar o nosso Sporting e a mostrar o meu repugno pela gentalha que está à frente do nosso futebol, no entanto, e muito sinceramente, tenho mais que fazer do que perder o meu tempo a escrever sobre futebol enquanto a situação actual se mantiver.
Agradeço a todos os que por aqui passaram (com excepção dos débeis mentais que escreveram pérolas como a do 6º comentário da caixa de comentários imediatamente abaixo) e que contribuíram com comentários inteligentes acerca das diversas situações que marcaram a vida do nosso clube no último ano e meio. Especialmente para esses, mas também para todos os outros que por aqui passavam mas não comentavam, me despeço com um grande obrigado e um enorme
VIVA O SPORTING!

29 comments:

Corduroy said...

Percebo perfeitamente o k estás a sentir. Há muito que eu deixei de acreditar no futebol português em geral, e por isso há pouca coisa que me tira do sério no futebol ultimamente. Aliás, ligo cada vez menos ao futebol, exceptuando quando se trata dos jogos do Sporting e da selecção (estes últimos tb têm os dias contados). Enquanto estes barões dos negócios escuros do futebol se mantiverem por cima... não há salvação.

Com tudo isto, quero apenas dar.te os parabéns por teres tornado o NOSSO SPORTING um clube ainda maior com este teu blog. Não deixarei de cá passar assim k me apetecer, para ver se há novidades do osso clube.
Abraço... e espero que o próximo post, seja o de Sporting CAMPEÂO.
Saudações

Anonymous said...

Apesar de nunca ter deixado nenhum comentário neste blog, este é uma paragem diária.

Todos os dias venho cá dar uma olhadela pois entendo que aqui se defende o Sporting e bem.

Dito isto, tenho muita pena que vá parar mas pode ter a certeza que o entendo, como o entendo, assim como todos os Sportinguistas o entenderiam.

Acredito também que voltará com os post de qualidade, verei esta paragem como um intervalo de um jogo do nosso Sporting.

Fique bem e muito obrigado.

RG54 said...

Mística, eu era, como sabes, um dos "chatos" que volta e meia aqui vinha comentar algo sobre as opiniões que expressavas sobre o nosso Sporting. Alem de, no essencial, concordar com as ideias e os assuntos que por norma abordavas, a vinda diária (várias vezes) a este blog era já quase um vício saudável, com tudo o que de bom esta expressão pode querer significar. Por tudo isto e não só, é com grande pena como por certo compreenderás que te vejo tomar esta decisão, legítima e de saturação deste estado de coisas, internas e externas, que dizem respeito ao nosso clube, com a esperança de que o "bichinho" mais cedo ou mais tarde, te obrigue a rever a posição que agora estás a tomar. Por isso e pedindo ao mesmo tempo desculpa por alguma coisa que da minha parte possa ter tido algum contributo para este desfecho (breve?), fica com um abraço e o desejo de que um dia destes nos voltemos a encontrar neste ou noutro qualquer espaço de debate Sportinguista. Adeus, obrigado e sinceras Saudações Sportinguistas.

aRMAS said...

Um dia um jogador nosso, o qual por acaso não tenho em grande conta, disse uma frase mítica:
"por cada leão que cair, outro se levantará".

Portanto mística, caso não encontres ninguém mais adequado para continuar o teu blog, eu ofereço-me até que o bichinho volte a despertar em ti.

Abraços

Anonymous said...

Embora nunca tenha comentado uma notícia neste blog, visito-o diariamente e considero-o um dos 3 melhores blogs sportinguistas. Tenho pena que queira encerrá-lo, embora perceba perfeitamente o que sente. Eu apesar de tudo, continuo a vibrar com o nosso Sporting, e, apesar dos roubos, mesmo que não ganhe o campeonato, este clube é uma paixão e não consigo deixar de o viver intensamente. Isto soa um pouco irracional não é?...
Obrigado por nos trazer informação actualizada, assim como artigos de opinião a este espaço que tanto aprecio. Tenho esperança que volte a ganhar ânimo e prometo comentar com mais assiduidade no futuro se o fizer. Saudações Leoninas

Visconde said...

É um grande desfalque na nossa "equipa". Apesar de compreender estas palavras, acho que devemos continuar a luta, espero que reconsideres.
Pelo Sporting sempre...

claudiadesena said...

Eu acho inadmissivel atirares c a toalha ao chão!!! Este é um dos melhores blogs de cariz sportinguista q tenho o prazer de visitar e nem me passa pela cabeça q possa deixar de existir. E precisamos de pessoas c opiniões fortes cm tu p defender o nosso clube. Posto isto, espero q reconsideres em consideração a todas as pessoas q gostam de fazer deste blog um ponto de paragem diaria, pois n se pode baixar os braços. Parece q esta tudo contra nos, ate os proprios dirigentes, mas nc podemos desistir.

Força!!!

LionHeart (o autêntico) said...

mistica,

Não pode ser!

É precisamente por causa dos eventos que relatas que é tão importante que existam alguns como tu, que tudo fazem para expor e desmascarar a podridão que por aí grassa.

Sem blogs como o teu, e outros (todos serão sempre poucos), a mentira vingará e a verdade desportiva que não existiu nos últimos 25 anos continuará a existir.

Peço-te por favor que reconsideres. Não abandones, pois o teu abandono é uma vitória do sistema.

Tal como um cântico que aprendi em miúdo nas bancadas do velho estádio: SEMPRE A COMBATER.

Anonymous said...

Fico à espera que isto regresse ao ar. Acho que nunca darei por fechado o meu blog. Nem aviso se fechar ou não, por vezes estou dias sem postas, muitos dias, mas depois lá me dá na cabeça e faço o login... pelo menos não morre, está a hibernar. ;)

Abraço

Silver Surfer said...

Isso seria uma grande perda para a blogosfera. Espero que em breve volte a postar a bem do nosso Sporting! As suas opiniões, argumentos, e ideias são do melhor que se lê sobre o nosso clube e sobre o futebol nacional..É lamentável que termine asim, embora eu entenda e bem o seu estado de alma.

Melhores cumprimentos

Anonymous said...

Retempera as forças e retorna à ofensiva.OS LEÕES NÃO VERGAM. Ofensiva 1906.

Anonymous said...

Estás como muitos adeptos leoninos, frustrado por termos o futebol entregue a pessoas que de sério e íntegro têm pouco.

Arruma a casa e eleva o espírito.
Ainda há muito para conquistar apesar de todas as "particularidades" do nosso futebol.

Força SPORTING
----------------
PRIMEIRALIGA.COM
forum de futebol

Pedro Barbosa said...

Filipe, nem penses em terminar isto. Espero bem que este não tenha sido mesmo o post de despedida.

Sabes bem que apesar de comentar pouco, sou um diário visitante de um blog que é para mim e continuará a ser, uma referência Sportinguista na blogosfera.

Sinceramente, espero que reconsideres. Seria uma perda enorme para o nosso grupo de LEÕES na blogosfera.

Um abraço forte e depois diz qualquer coisa e que o próximo post... seja sobre a análise à nossa vitória de hoje frente ao Estrela.

n_sardas said...

Eu sei o que sentes, tb já pensei em fazer aquilo que estas a fazer...
Mas como cada vez mais gosto do Sporting e não de Futebol... levou a adiar o atirar da toalha ao chão!!!
Espero que voltes, o Sporting precisa de Sportinguistas como tu!!!
Abraços e Saudações Leoninas

Anonymous said...

neste teu comentário,no ponto 1 está o cerne da questão dos problemas do futebol em portugal.é esta tralha podre que faz mal ao futebol.Gosto da análize,continua é preçizo gente luçida .obrigado.

GreenPower said...

Vinha cá sempre uma vez por semana pelo menos quando não era duas! Lia sempre tudo o que tinhas a dizer sobre o nosso Sporting!

Saudações Leoninas!

Anonymous said...

Apesar de nunca ter comentado nada, era leitor assíduo deste blog e por isso tenho muita pena que tenha desistido desta luta, por cansaço, por frustração ou qualquer outra razão. A sua voz era daquelas que melhor analisava a vida e os problemas do Sporting. Acredito que muitos dos nossos inimigos ficarão satisfeitos com a sua despedida. Se puder, reconsidere. Assina um sportinguista que infelismente não se pode identificar.

maestroverde said...

Caro senhor, os meus parabens pelo que até agora denunciou dos podres do futebol em Portugal. Por pensar que a sua voz era importante na denuncia de todas as vergonhas que se conhecem, peço-lhe que não deixe de escrever nesta sua tribuna, onde nós, que pugnamos pelo grande Sporting e pela verdade, nos habituamos a vir para saber coisas que os vendidos da CS não noticiam. Não desiluda os Sportinguistas e continue com a sua e a nossa lutaqnqzye

Tomás said...

Calma, Calma, já aturámos tanto, desde Bigodes de garras a empresários no mínimo duvidosos, também acho que a Nomenklatura leonina falhou, mas enfim.
Somos lagartos, a esperança é a última a morrer, quero continuar a ler este blog.
* os gajos que gostam de assobiar à primeira desgraça, vistam uma camisolinha cor de rosa, atravessem a 2ª circular, e vão para o 3º anel fazer fogueiras com os outros indíos.

RG54 said...

Mística, não sei se voltaste a vir aqui à caixa de comentários mas deixa-me que te diga que pelo sim pelo não continuo a vir ao blog diariamente a ver se há novidades. É mais forte que eu e ...enfim. Vá lá, repensa a tua posição porque tens muita malta que nota a tua falta. Seguramente é muito mais forte aquilo que nos une ao Sporting do que aquilo que apontas como causa para a tua tomada de posição. Saudações Sportinguistas e atá já!!!

joaquim agostinho said...

É para lutar contra os factos que apontas que o blogs são importantes. Penso que todos os bloggers já sentiram o mesmo que tu. O meu lema é se não puder escrever muitas vezes escrevo poucas e o blog é uma excelente meio para desbafar e deitar cá para fora precisamente o que estás a sentir. Pelo numero de comentários acho que devias vir aqui protestar de vez em quando. Um abraço

Kxt said...

É uma pena ter deixado de publicar neste fantástico blog.
Só agora o descubri, e sou uma Sportinguista ferrenha :)
Espero que o nosso SPORTING tenha uma excelente prestação este ano.

Anonymous said...

Espero que voltes a escrever no Blog

Anonymous said...

O mal que fazem ao SCP,não vem só dos arbitos vem também de alguma Comunicação "Xuçial"falada e escrita.veja-se a preocupação de alguns duvidosos (jornalistas o trabalho que fazem á volta do M.Velozo e J. Moutinho,sempre a acenarem-lhes com o Manchester e R.Madrid.Já andam nesta treta á mais de 3 meses,isto é desestabilizar ou tentativa do mesmo.estes "srs deviam ficar impedidos de entrar em alvalade ,póis com estas atitudes estão a prejudicar o SCP .DEIXEM OS JOGADORES do SCP e Vão Pastar para outras paragens

Armando Silva said...

Grande trabalho amigo... Muitos parabéns por tudo, e se um dia voltar, cá estarei para ver os seus post...

Abraço

Anonymous said...

Caro Amigo Sportinguista

Represento o Portal Sporting.PlanetaPortugal.com e venho contactá-lo com o seguinte objectivo.

Nós iniciámos a nossa actividade na Internet em 12 de Setembro de este ano. O nosso Portal entre os vários conteúdos vive através dos Conteúdos de Fórum na sua grande maioria. Entre outro tipo de Conteúdos como, Artigos de Opinião e Resumo de Jogo temos também um Jogo Online onde todos podem participar que têm sido um enorme sucesso. Quando iniciámos tínhamos algumas metas “modestas” em termos de audiência e em poucos dias percebemos que mesmo sendo todos do mesmo Clube a maioria dos sites existentes vêm num site Sportinguista um concorrente e não um futuro parceiro, amigo ou colega.

Concluímos rapidamente que a ajuda intersites, sejam eles Fóruns ou Blogs é muito baixa.

Com muito trabalho, esforço e dedicação aconteceu que as nossas expectativas de audiências foram arrasadoramente ultrapassadas estando já com mais de 600 utilizadores registados e uma média de 100 visitantes diários. Isto tudo em apenas 3 meses e continuando a crescer a um ritmo muito rápido.

Isto levou-nos a olhar para trás e perceber que tivemos muita dificuldade em receber apoios de divulgação mas que ao fim de três meses, não só já não temos essa necessidade como podemos nós agora ajudar. No fundo somos todos Sportinguistas, no fundo o sucesso do seu Blog é sucesso do nosso Sporting também.

Assim criámos um Fórum Exclusivo para divulgação de Casas,Filiais e Blogs do Sporting.
Neste Fórum no caso dos Blogs deverão iniciar um Tópico com uma apresentação explícita sobre o tipo de conteúdo que vai ser encontrado no blog de modo a que o nosso utilizador saiba o que vai encontrar.

O Blogueiro em questão, poderá dar continuidade ao Tópico apresentando continuamente parte das suas publicações de modo a que o nosso utilizador se sinta atraído a ir ler o resto do artigo no próprio Blog.
 
Esta é a nossa forma de podermos ajudar na divulgação de outros Blogs com quem queremos manter grandes relações de Amizade e actualmente até já temos acordadas algumas parcerias  de conteúdos com alguns Blogueiros.
Podemos ser todos uma grande equipa e não um conjunto de sites a tentar ver quem consegue mais audiências.

Extra este ponto estamos também a desenvolver conteúdos para oferecer aos nossos parceiros como é o caso de um quadro de Cotações da Sporting SAD que está já disponível
 
Assim fica feito o Convite para vir ao nosso site http://sporting.planetaportugal.com ,registar-se e dirigir-se ao Fórum Casas Filiais & Blogs para criar a sua apresentação de modo que os nossos utilizadores possam vos visitar.
Não deixe de ler o Post “Casas, Filiais & Blogs – Regras” onde poderá de um modo simples e rápido perceber o que deve e o que não pode fazer de maneira que o seu post seja explícito.

Convidamos também neste email a realizar a troca de links entre sites para o qual dispomos de página própria.

Com os melhores Cumprimentos

O Moderador
Rui Pedro
http://sporting.planetaportugal.com
moderador@sporting.planetaportugal.com

António Pista said...

- O que acontece a um jogador depois de marcar um golo, se despir a camisola e arrancar a bandeirola de canto?

Toda a actualidade sobre futebol, comentada por 2 benfiquistas, 2 sportinguistas e 2 portistas num blog só:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Também a actualidade futebolística é discutida no Águia de Ouro:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Fresquinha said...

A partir deste momento, estou aqui:
http://acolherdoproximo.blogspot.com/

Unknown said...

Olá,

comunicamos a todos os verdadeiros Sportinguistas o novo website para homepage dos grandes adeptos leoninos!

http://www.SCPoogle.com - O Google dos verdadeiros Sportinguistas!


Saudações Leoninas! :-)