06 September 2006

Pressão para pôr fim na podridão!

Ontem o DN noticiou que algumas escutas telefónicas do processo Apito Dourado indicaram a existência de pressões sobre árbitros para prejudicar o benfica na época de 2003/2004. Hoje, o mesmo jornal indica que, na mesma época, os dois Loureiros associados ao Boavista escolhiam árbitros a seu belo prazer, bem como os pressionavam antes dos jogos. Apesar do Boavista-Sporting desse campeonato não ser mencionado no artigo do DN, lembro-me muito bem da arbitragem habilidosa do Bruno Paixão no Bessa num jogo que o Sporting perdeu por 2-1. Foi o jogo em que nós, segundos classificados na altura, ficámos afastados do título e o Porto passou a ter uma auto-estrada para se sagrar bicampeão nacional.
Claro que a possibilidade de ter sido apenas uma má arbitragem existe. Afinal de contas, estamos a falar do Bruno Paixão, um tipo que talvez até seja boa pessoa mas que de apitos e faltas não percebe rigorosamente nada (e teima em continuar a prová-lo! Lembram-se do nosso jogo do Centenário?). De qualquer modo, não deixa de ser curioso ter sido no Bessa que o Sporting perdeu qualquer hipótese de se sagrar campeão na época citada nos artigos do DN.
Confesso que estou muito bem impressionado com as últimas notícias do DN. Esperemos que, à semelhança do que aconteceu em Itália, a imprensa comece a pressionar a Justiça e que finalmente cheguemos a conclusões acerca deste caso que já se arrasta pelos tribunais à demasiado tempo. No entanto, não sei porquê, parece-me que estas notícias não se vão expandir para todos os outros títulos... Lembram-se do que aconteceu ao Marinho Neves da Gazeta dos Desportos depois de, em 1996, ter publicado
isto?
A cada dia que passa, aparecem mais evidências da podridão que envolve os bastidores do futebol português. A hora de afastar os responsáveis por essa podridão já passou à muito tempo, mas mais vale tarde do que nunca. Daí o meu apelo: Imprensa portuguesa: Tomem uma atitude em prol do bem estar do futebol português, comecem a divulgar o que sabem, só assim é que se poderá pressionar a justiça para chegar rapidamente a conclusões. Limpemos o futebol português!

No comments: