04 September 2006

Sporting Memories #1

Paulinho Cascavel Paulo Bacinello, mais conhecido por Paulinho Cascavel fez 3 épocas em Alvalade e a sua passagem pelo nosso clube foi sinónimo de golos, muitos golos.
Nascido em 1959 na cidade de Cascavel, estado do Paraná, foi no clube da sua terra que, em 1980, nasceu para o Futebol Profissional. Na sua primeira época, sagrou-se campeão paranaense num feito inédito do Cascavel. Já na altura, Cascavel rubricava boas exibições e estas levaram-no primeiro para o Cricíuma e depois para o Joinville, onde foi sempre o melhor marcador nos campeonatos estaduais. O seu impressionante currículo no Brasil abriu-lhe as portas da Europa e foi o FC Porto que o foi buscar, corria a época de 1984/1985. As coisas não lhe correram nada bem pelos lados das Antas e, por isso, Cascavel foi vendido ao Vitória de Guimarães, o primeiro clube onde se destacou em Portugal. Na época de 1986/1987 foi o melhor marcador e contribuiu bastante para a brilhante 3ª posição da equipa Nicolina no campeonato nacional dessa época. Cascavel, antes de fazer o mesmo em Alvalade, deixou grandes memórias aos vimaranenses.
Em 1987/1988, um Sporting que acabara de ficar “órfão” de Manuel Fernandes procurava um avançado, e Keith Burkinshaw (o nosso treinador na altura) escolheu Cascavel. Na sua primeira época no Sporting fez 45 jogos e marcou 31 golos. Foi o melhor marcador do Campeonato Nacional (24 golos em 38 jogos) e também da Taça das Taças (6 golos em 4 jogos). Em termos de títulos venceu apenas a Supertaça desse ano, quando o Sporting derrotou o benfica por 4-0 no total das duas eliminatórias. Na época seguinte manteve o seu estatuto de titular indiscutível no nosso 11 e em 39 jogos balançou as redes adversárias por 15 vezes. Em 1989/1990, porém, a direcção de Sousa Cintra decidiu investir bastante no ataque da nossa equipa, tendo chegado a Alvalade Fernando Gomes, Jorge Cadete e Marlon Brandão. Cascavel perdeu algum espaço e fez apenas 3 golos em 24 jogos (17 dos quais em que foi substituído ou entrou a substituir).
Paulinho Cascavel foi a grande referência do ataque leonino no final da década de 80. Chegou a Alvalade com a responsabilidade de “substituir” Manuel Fernandes, mas não vacilou (aliás, na sua estreia marcou logo dois golos ao Rio Ave). De leão ao peito fez jus às declarações que proferiu na primeira vez que pisou o solo português: «Meu nome vem da cobra e deito o veneno na área.».
Actualmente, Paulinho Cascavel é fazendeiro em Mato Grosso do Sul, além de ter uma escolinha de futebol na sua cidade nativa, escolinha essa que integra a estrutura de formação do Atlético Paranaense, campeão brasileiro em 2001 e principal clube do estado do Paraná.
Salve Paulinho Cascavel, grande símbolo do Vitória de Guimarães mas também do nosso Sporting!

3 comments:

Paulo said...

Mais um grande Post, este particularmente emocionante.
Acompanhei a carreira do Cascavel no Sporting desde o inicio, grande goleador.
Paulo

http://www.thebesteam.blogspot.com/

PiKiNiKi said...

adorava ver o paulinho a jogar..excelente recordação..e que falta fazia agora ao lado do 31

Anonymous said...

Grande jogador, eu assisti paulinho quase marcar um gol de bicleta em alvada na cope uefa...