27 October 2006

Joaquim da Silva Carvalho

Carvalho, a segurar a Taça de Portugal de 1962/1963, conquistada com uma vitória por 4-0 ao Vitória de GuimarãesO núcleo sportinguista de Almoçageme vai celebrar 14 anos de existência no próximo sábado, e irá aproveitar a ocasião para homenagear, entre outros, Joaquim Carvalho, o homem que guardou as redes das balizas leoninas desde 1958 até 1970.
Carvalho é um enorme símbolo do nosso Sporting Clube de Portugal e foi o 3º guarda-redes nascido no Barreiro a tornar-se parte integrante da mística do Sporting (após Azevedo e Carlos Gomes). Actualmente com 69 anos venceu, nos seus tempos de leão ao peito, três campeonatos nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça das Taças, onde foi protagonista de uma cena caricata na finalíssima de Antuérpia: Pérides (médio moçambicano que esteve 7 épocas em Alvalade) tinha algum medo na disputa de bolas divididas e, após ter entrado a medo sobre um adversário, viu Carvalho ir ter com ele e dar-lhe duas estaladas “para lhe tirar o nervoso”. Além deste episódio, Carvalho sagrou-se como um dos principais heróis de Antuérpia, tendo sido muito elogiado pela imprensa nacional e estrangeira. A belga, por exemplo, fez títulos como “O Guarda-Redes das luvas pretas tinha as mãos compridas”, uma vez que nos últimos 10 minutos desse jogo, a nossa baliza foi “bombardeada” com remates húngaros e Carvalho conseguiu manter as nossas redes invioladas.
Do ponto de vista nacional, Carvalho é considerado como um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos, tendo feito parte da equipa dos “Magriços” que se classificou em 3º lugar no Mundial de 1966.
Numa altura em que a mística no futebol é cada vez mais “esquecida”, graças ao mercantilismo associado ao “futebol moderno”, estas homenagens ganham um sentimento especial. Consequentemente, os núcleos ganham uma importância sem precedentes. Carvalho vai ser o homenageado no sábado mas, felizmente, os nossos núcleos são bastante activos no que diz respeito à manutenção dos símbolos leoninos num pedestal bem elevado e eu, como adepto, não poderia deixar de aplaudir a sua acção. Parabéns ao núcleo de Alcochete, parabéns ao Carvalho e parabéns ao nosso clube.
Viva o Sporting!

1 comment:

Anonymous said...

Quando passo junto ao que resta do velhinho estàdio do Antwerpen atè me arrepio.

Gosto de ti Leãozinho.