21 October 2006

Parceria Sporting Inter?

Desde 4ªfeira passada que diversas publicações brasileiros, entre as quais esta, têm veiculado diversas notícias sobre a eventual formação de uma parceria entre o nosso clube e o Internacional de Porto Alegre.
O objectivo da parceria contemplaria, numa fase inicial, o envio de jogadores dos escalões jovens do clube brasileiro para Lisboa, de modo a que eles aumentassem a sua visibilidade no mercado europeu e, consequentemente, potenciassem a criação de mais valias interessantes para o clube brasileiro. Em caso de sucesso na venda, o Sporting teria direito a uma percentagem das transferências. Numa segunda fase, o objectivo do Inter de PA seria o repatriamento de alguns atletas brasileiros pelo que, como seria de esperar, já se especula sobre uma venda de Polga e Liedson para o Colorado…
Este último ponto não será mais que especulação sem cabimento (pelo menos no curto prazo), mas analisemos o acordo em si. À primeira vista parece um acordo favorável para nós: Ganharíamos acesso privilegiado e quase free-of-charge aos produtos de formação de uma boa escola brasileira e poderíamos aproveitar aqueles jogadores que agradassem às nossas equipas técnicas. Se escolhêssemos algum jogador que mais tarde viesse a não agradar, ele voltaria para o Brasil e o Sporting só perderia o valor referente aos custos operacionais de o manter na Academia. Mas será que é assim tão bom? A partir do momento em que cá em Portugal só é permitida a inscrição de um jogador estrangeiro por cada escalão jovem, os jogadores a vir para Alvalade seriam sempre poucos, pelo que me parece que o que o objectivo do Inter será mesmo ganhar poder negocial nas conversas sobre valores já confirmados, mas aí, a especulação de que falei atrás, já passa a ter cabimento…
Resta dizer que a intermediação desta parceria está a ser feita por Tadeu Oliveira, empresário responsável pela venda de Tinga do Sporting para o Inter PA.
Dêem a vossa opinião, parece-vos que uma parceria nestes moldes pode ser vantajosa para o nosso clube?

2 comments:

Anonymous said...

Estas parcerias têm-se revelado, até agora, autênticos blufs... O Sporting já teve parcerias com vários clubes sul-americanos e ainda mantém uma com o Manchester United. Que benefícios obteve até agora? Só se for a venda do Cristiano Ronaldo... Sinceramente, não vejo vantagem alguma neste tipo de acordos...

joaquim agostinho said...

Também acho que não trará nada de bom a não ser á dupla Carlos Freitas - Gilmar Veloz