30 November 2006

Sporting Memories #4

Capa d’A Bola no dia 15 de Dezembro de 1986
Este post era para ser publicado apenas no dia 14, no vigésimo aniversário do 7-1, mas dada a proximidade do jogo com o auto-proclamado maior clube do mundo e dada a minha vontade em comer passarinhos fritos amanhã ao jantar, deixo-vos com esta memória, porque recordar é viver!
No dia 14 de Dezembro, vão passar 20 anos desde que uma tarde cinzenta e chuvosa deu lugar, em Alvalade, a uma das mais solarengas tardes da história do nosso clube. Uma das mais épicas goleadas de sempre num derby no futebol português. Uma tarde em Alvalade que começou com uma homenagem a Manuel Marques, “o mãos de ouro”, e que terminaria com a consagração de outros dois “Manueis”. O José, treinador do Sporting na altura e o Fernandes, avançado, grande símbolo do nosso clube e autor de 4 golos nessa partida.
A primeira parte até foi equilibrada e o jogo chegou ao intervalo com uma vantagem do Sporting pela margem mínima, fruto do golo de Mário Jorge aos 15 minutos. No entanto os segundos 45 minutos foram fatais para a equipa encarnada que viu Manuel Fernandes a marcar o 2-0 à passagem do minuto 50, ganhou alguma esperança com um golo do brasileiro Wando, aos 59 minutos, mas viu aos 65 minutos o início do caminho para a goleada histórica. Em apenas 25 minutos, o Sporting apontou 5 golos (Meade aos 65, Mário Jorge aos 68 e Manuel Fernandes aos 71, 82 e 86 minutos) e podiam até ter sido mais. Citando o próprio Manuel Fernandes “Quando fizemos o 3-1 os jogadores do Benfica perderam-se completamente em campo. Parece que bloquearam! Se o jogo durasse mais tempo, maior seria a nossa vantagem.
Foi uma tarde em que todos os sportinguistas presentes no José de Alvalade rejubilavam, em claro contraste com os benfiquistas que, no antigo topo norte, encontravam-se completamente desorientados, queimando inclusive cachecóis, bandeiras e até cartões de sócio.
Foi também uma tarde em que o grande Manuel Fernandes entrou no grupo restrito de jogadores que apontaram 4 golos ao benfica num só jogo de campeonato, algo que só tinha acontecido duas vezes, a 25 de Abril de 1948, por Fernando Peyroteo e a 17 de Outubro de 1965 por João Lourenço.
O Sporting alinhou com a seguinte equipa, em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Oceano, Manuel Marques (massagista), Virgílio, Meade e Damas; Em baixo: Gabriel, Zinho, Fernando Mendes; Manuel Fernandes, Litos e Mário Jorge.
Equipa que alinhou frente ao benfica a 14 de Dezembro de 1986
Ficha do Jogo - Com videos dos golos:
Árbitro: Vítor Correia (Lisboa)
Sporting - Vítor Damas; Gabriel, Venâncio, Virgilio, Fernando Mendes (Duílio); Oceano; Litos (Silvinho), Zinho, Mário Jorge; Meade, Manuel Fernandes.
Treinador: Manuel José
benfica - Silvino; Veloso, Dito, Oliveira e Álvaro; Shéu (Nunes); Chiquinho Carlos, Diamantino (César Brito), Carlos Manuel, Wando; Rui Águas.
Treinador: John Mortimore
Placard: 1-0, Mário Jorge (15m); 2-0, Manuel Fernandes (50m); 2-1, Wando (59m); 3-1, Meade (65m); 4-1, Mário Jorge (68m); 5-1, Manuel Fernandes (71m); 6-1, Manuel Fernandes (82m); 7-1 Manuel Fernandes (86m). (Clickar para ver os golos)

5 comments:

Anonymous said...

Na vossa tarde de glória faltou dizer o seguinte:
- O SLB foi nesse ano campeão com apenas 1 derrota (a tal 7-1) o vosso clube ficou em 4º a mais de 10 pontos do Campeão (com a pontuação ainda 2 por vitoria).
- Nesse ano também ganhamos a Taça ganhando 2-1 sabe a quem?
- Depois desse jogo tiveram 1 mês sem ganhar e o vosso grande Manél Zé foi despedido em Fevereiro depois de 1 derrota em casa com o Maritimo
- Depois desse jogo tiveram 6 anos sem ganhar 1 jogo que fosse (a nivel oficial é claro, não em torneioszecos da treta) ao SLB só em 92 (o tal golo aos 13 segundos do Balakov) voltaram as vitorias.

P.S- A diferênça foi que o 3-6 foi decisivo para o titulo ou seja ganhamos 1 campeonato em vossa casa

O GLORIOSO

Mistica Verde said...

Claro que tens razão no que dizes e tudo isso é muito interessante, no entanto o propósito do post é assinalar uma data em particular, data essa em que levaram 7 golos do vosso grande rival, assinalando assim um record histórico que, garanto-te, nos soube bastante bem.

De facto, para vocês até pode ter sido só um ponto baixo numa boa época (algo em que eu não acredito muito uma vez que nos SCP-SLB, existe sempre uma componente de honra muito forte e uma diferença de 6 golos afecta-a). Para nós, no mesmo sentido lato, não passaria de um ponto alto numa má época, no entanto, e dada a componente histórica de confrontos entre os dois é, sem dúvida, uma data mais que assinalável, por mais deplorável que tenha sido o resto da época.

Saudações Leoninas

Anonymous said...

Caro tem toda a razão e é por isso que o único e verdadeiro Derby nacional tem esta magia, como se viu 6ª feira.
O que quis dizer é a lógica do futebol que de facto é uma batata.
Na altura como se provou o SLB tinha muito melhor equipa que o SCP e se calhar o normal era mesmo um resultado ao contrário.
Era miudo na altura mas lembro-me do jogo (ouvi o relato, melhor desliguei o radio ao 5º golo) e depois vi em diferido na TV. É incrivel pois foi um jogo equilibrado, depois do 2-1 o SLB vai em busca do empate (chega até a ter uma boa oportunidade) mas sofre o 3º golo e começa o descalabro. São coisas inesplicáveis no futebol como jogadores consagrados e muito experimentados como o Oliveira, o Veloso, o Alvaro, o Carlos Manuel, o Sheu, o Diamantino, podem parecer miudos infantis, atéparece que o cerebro deles parou. Felizmente para mim recuperaram bem até porque 2 semanas depois demos 3 (fui ver o jogo na Luz a abarrotar) aos Andrades futuros campeões Europeus.
Felicidades para amanhã.

O GLORIOSO

T-Rex said...

Também podem comemorar sobre o acontecido nesta data: 28 de Abril de 1946.

Os marcadores foram Arsénio (46', 72' e 78'), Mário Rui (52', 75' e 81') e Rogério Pipi (58'); Albano (67') e Peyroteo (85').

É só fazer as contas! ;)

Vedeta ou Marreta ?

Anonymous said...

Uma exibição bem sofrida
mas o bife comeu afinal,
uma vitoria bem merecida
honrando o nome de Portugal

Belo leão portugues
que na Europa continua a lutar
e nos quartos de final outra vez
querendo a taça UEFA ganhar

O Pereirinha esse garoto
ao Bolton deu uma pera a comer
aos bifes caiu mal e deu arroto
e sua face fez embranquecer

Foi um bife duro de roer!...
e o leão faminto como estava
bem podia mais comer
mas ao Gary Megson não quis ofender

A comida portuguesa
e um pouco enjoativa
mas com queijo para sobremesa
torna-se mais apetitiva

Neste restaurante europeu
o cardapio terei que escolher
pois o Bento la me meteu
para outos sabores eu comer

Agora deixei de miar
e de todo irei comer
seja pizza ou caviar
a pança terei que encher

A rapaziada destas comidas adora,
e o leão enfurecido
pela europa e por ai fora
vitorias vai conseguindo

Dizem eles e com razão,
que comida deve ser desertificada
por ca quem a come e o Dragão
que prefere a caldeirada

Agora orgulhoso estou
pois sou o unico portugues
que ate agora lutou
mostrando sua altivez

Que venham esses estrangeiros
e minhas garras lhes mostrarei
os comerei por inteiro
pois ca eu sou o REI.

São quarto leões em competição
o mais forte esta em Alvalade
esse sim sera o campeão
para nossa honra e felicidade











ESTÃO AFINADOS OS VIOLINOS
MEUS SINCEROS PARABENS
UM ABRAÇO A TODOS OS LEONINOS
CA DO AMIGO PASTEL DE BELEM














ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA

Desportista de primeira
Que ao pegar na caneta
Ou sai disto ou asneira !.....