30 May 2007

Tello e Nani de saída

Hoje existiram grandes movimentações no mercado e o Sporting esteve no centro das atenções. Por um lado, Rodrigo Tello faltou a um compromisso para a renovação do seu contrato e foi dar um saltinho até à Turquia para fazer testes médicos no Besiktas, clube onde foi apresentado hoje à tarde. Por outro lado, o Manchester United fez uma viagem até Lisboa e num dia garantiu a contratação de Nani, bem como do Anderson do Porto.
No que diz respeito ao Tello, pelo número de anos que passou em Alvalade e por todo o profissionalismo que sempre demonstrou durante esse período, a sua viagem para a Turquia sem notificação prévia ao clube apanhou-me completamente desprevenido. Diria mesmo que foi uma desilusão, no entanto, e tendo em conta que o Tello vai passar a auferir 4 vezes o salário que iria ganhar no Sporting, compreendo a atitude. Entretanto, e como tudo indica que na noite de ontem terá sido atingido um princípio de acordo (verbal) entre as duas partes, o Sporting emitiu um comunicado a dizer que vai passar o caso para o seu Gabinete Jurídico. Não sei até que ponto isso vai levar a algum lado, é que se estivermos perante um caso da palavra do Tello contra a do Freitas, mais depressa acredito no chileno. Independentemente das consequências de uma eventual “novela” que possa vir a surgir, desejo boa sorte ao Tello nesta nova etapa da sua carreira, apesar de me custar um bocado ver o jogador mais caro da história do Sporting a sair a Custo 0.
Quanto ao Nani, é verdade que sai uma das peças do plantel com mais potencial, no entanto, a partir do momento em que o Manchester United ofereceu, não os 20 milhões da cláusula de rescisão, mas 25,5 milhões de Euros (menos a comissão de 5% do Real de Massamá), não havia outra possibilidade. O Nani é um jogador que sempre declarou a sua vontade em sair do Sporting e que, por diversas vezes, demonstrou pouca motivação e muito individualismo em campo. Na minha opinião está longe do nível que o Quaresma ou o Ronaldo demonstravam com a idade dele e, como tal, parece-me um excelente negócio.
Agora, as questões que se colocam é o que vai acontecer ao dinheiro que vai entrar nos nossos cofres e como vamos colmatar a posição de lateral esquerdo (O Ronny ainda não pode ser uma primeira opção). Na minha opinião, devíamos avançar já para a contratação a título definitivo do Romagnoli (salvo erro, o Vera Cruz está a pedir 2 milhões). Por outro lado, e não obstante a necessidade de abater a dívida financeira, temos de recrutar um lateral esquerdo de jeito, bem como estamos perante uma oportunidade única para contratar um avançado de créditos firmados.
Nos próximos dias deveremos ter já novidades acerca do Romagnoli mas o defeso, que ainda agora começou, afigura-se muito agitado.

7 comments:

n_sardas said...

Espero que aproveitem para contratar o Pipi e não inventem...

claudiadesena said...

Quanto ao Tello confesso q a atitude dele deixou mt a desejar. Sete epocas a ve-lo jogar p só esta epoca o ver brilhar e dps ainda faz isto. N censuro a saida dele, pelo contrario, o dinheiro hj em dia governa o mundo, mas poderia te-lo feito de outra maneira. Aí penso q ele pecou.

Quanto ao Nani, foi uma optima venda. O Manchester um dia ainda vai perceber q levou um barrete do caraças pois o puto ainda esta mt verdinho e precisa uns anitos p amadurecer. Basta ver as birras constantes que fazia e a mudança de agente a troco de um BMW. Ah, e tb a historia da folha de salarios dos jogadores do nosso plantel, que causou enorme destabilização na equipa. Assim sendo, aproveitem o dinheiro e façam o melhor uso possivel dele. Aproveitem p se desfazer de alguns jogadores que n valem a pena, agarrem os bons e contratem os essenciais.

fonzie said...

O Nani foi muito bem vendido, acho que não vale nem metade do valor acordado pq é muito irregular e frágil mentalmente. Já o vi fazer jogos incríveis (ex: o primeiro jogo pela selecção) mas a verdade é que passou completamente ao lado do campeonato durante a maior parte da época.

Já agora, esclareçam-me só uma coisa sff: se o Nani tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões, pq é q o ManUtd pagou 25? Isso já foi explicado por alguém?

Mistica Verde said...

Fonzie, existem 2 teorias (nenhuma das quais confirmadas até agora)

1) Para poder efectuar um pagamento faseado: A cláusula do Nani era de 20 milhões "a pronto", pelo que subiram a parada e acordam condições de pagamento mais favoráveis para eles.

2) Para cobrir uma alegada oferta do Tottenham que, aparentemente, já teria apresentado as garantias bancárias para a transferência por 20 milhões.

Na volta, foi uma combinação dessas duas coisas. O comunicado do Sporting à CMVM não esclarece como vai ser feito o pagamento...

Peyroteo said...

O Flautista de Hamelin

“Há muito, muitíssimo tempo, na próspera cidade de Hamelin, aconteceu algo muito estranho: uma manhã, quando seus gordos e satisfeitos habitantes saíram de suas casas, encontraram as ruas invadidas por milhares de ratos que iam devorando, insaciáveis, os grãos dos celeiros e a comida de suas bem providas despensas.
Ninguém conseguia imaginar a causa de tal invasão e, o que era pior, ninguém sabia o que fazer para acabar com tão inquietante praga.
Por mais que tentassem exterminá-los, ou ao menos afugentá-los, parecia ao contrário que mais e mais ratos apareciam na cidade. Tal era a quantidade de ratos que, dia após dia, começaram a esvaziar as ruas e as casas, e até mesmo os gatos fugiram assustados…”
Começa assim o famoso conto dos Irmãos Grimm!

Pelo ambiente que se vive na cidade do Porto, muitos pedem já a cabeça do Papa, pois está aos olhos de toda a gente com dois dedos de testa que o verme está a tentar engordar o máximo possível e o mais rápido possível antes da provável travessia do Atlântico a que será obrigado caso haja coragem de seguir a sério com o apito dourado, sob pena de acabar mesmo os seus tristes dias enfiado numa masmorra.
Qualquer um se interroga sobre a questão dos muitos dinheiros das vendas de muitos jogadores após a era Mourinho.
Saíram Decos, Ricardos Carvalhos, Maniches, Paulos Ferreiras, Costinhas, etc, etc… e vieram Renterias, Mareques, Leandros do Bomfim e outros que tal.
Raro é o ano em que a receita da LC não é boa, mas a massa acaba sempre por desaparecer!

O Papa foi obrigado à recandidatura, pois soube que caso deixasse a presidência seria imediatamente encarcerado; ainda assim não teve oposição, ou alguém tratou de a calar e fazer desaparecer, isto num clube cujos estatutos permitem que as mesmas pessoas possam concorrer por várias listas!
Mesmo assim e em dia de casa cheia, nem 4.000 sócios votaram!
Por outro lado é triste verificar que parte dos adeptos continua a cair na ladainha do Flautista de Hamelin, e agora neste caso da venda do Jurema engolem a conversa do Ayatollah que seguem cegamente e logo vêm à baila frases do género: “até foi bom ir embora porque aqui em Portugal partiam-lhe logo uma perna para não poder jogar”!
Como se isso fosse possível de prever ou como se o FCP não fosse a equipa Portuguesa que através dos tempos tivesse coleccionado o maior número jogadores a praticar um futebol caceteiro (normalmente protegido) e a apresentar o pior fair-play. (Ver AQUI) e (Ver AQUI)
Veja-se o último Boavista – Porto! (Ver AQUI) ou outro exemplo (AQUI)!
Estou convencido que os próprios adeptos estão a tentar encontrar uma desculpa, com esta história da perseguição às pernas do Jurema, mas EU esta época vi o Nani e o João Moutinho sofrerem cada um, mais de 10 entradas muito mais perigosas que a do Grego no Dragão, que só por sorte não os inutilizaram.
Já para não falar do que o Tonel sofreu com o Moses no jogo com o Estrela…
Mas pronto, os adeptos lá vão sendo enganados e consolados com alguns títulos, mesmo que COZINHADOS ou à custa de batota.

Quanto ao meu Sporting, fico triste pela saída de Nani e desconfiado desta jogada dos Turcos; mas se pagam o dobro a Tello, não há nada a fazer.
Não venha o Chileno depois choramingar e pedir para regressar como o Rochemback.
O Nani era uma mais valia, mas certamente que outro da mesma igualha aparecerá vindo da Academia. Resta saber como vai o Sporting aplicar a massa e se ela vai toda para o clube ou vai antes encher a mula de alguns!
Pode parecer "estranho", mas também me incomoda que o Jurema abale do FCP, por 3 motivos principais, gosto de competir e ganhar a rivais fortes; gosto de ver bom futebol e NÃO GOSTO que o Papa engorde cada vez mais e com os carneirinhos a "bater palmas".

Não se riam os vermelhos com o aparente enfraquecer do Sporting e do FCP, pois lá por o Maestro jogar mais um ano e já terem ido buscar um tal de Zoro, ou Zorro ou lá o que é, não implica que vão ganhar no próximo ano; coisa que mal acabaram as competições, os jornais tratam de promover, com grandes estrelas a chegar à Luz, etc, etc… até mostraram a cidade ao Zorro. Mas enfim já estamos habituados ao SLB ser o grande “favorito” todos os anos! O Campeão antecipado; para depois acabar no seu devido lugar.
Entretanto lá mandaram o Zorro dizer que o Benfica era muito grande; até parecia o discurso que obrigaram o Miguel a ler quando abalou para Valência.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

António Pista said...

Parabéns pelo blog!
Excelente conteúdo!

Convido agora a visitar:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!
Obrigado!

claudiadesena said...

A teoria da saida do nani com o valor acima da clausula tem a ver c o valor ja antes oferecido por outro clube ingles. Assim o manchester cobria a oferta.