10 July 2007

Cantar Moniz Pereira

Mário Moniz Pereira: O grande ProfessorA contribuição do Prof. Mário Moniz Pereira para o desenvolvimento do atletismo em Portugal é reconhecida por todos os amantes do desporto. O seu nome está incontestavelmente relacionado com os maiores feitos de sempre do atletismo português e é a principal causa da sua fama. Moniz Pereira possui, no entanto, uma outra faceta que é mais desconhecida do grande público: A de Compositor de mais de uma centena de temas interpretados por variadíssimos fadistas da nossa praça.
Foi em jeito de tributo a esta faceta do Professor que ocorreu a V Gala dos Leões de Portugal, que teve lugar esta noite no Teatro São Luís em Lisboa e honras de transmissão em directo através do Site do Sporting. Foi através deste último canal que assisti a uma cerimónia de homenagem ao Professor, uma cerimónia muito emocionante e carregada de Sportinguismo. Apresentada por Júlio Isidro e Isabel Figueira, a cerimónia contou com diversos artistas de relevo nacional, como Camané, Maria José Valério, António Pinto Basto, João Braga, Chico Dias, Joana Amendoeira, Carlos do Carmo ou Maria Armanda, que cantaram temas compostos por Moniz Pereira bem como outros fados muito populares.
Foi uma cerimónia muito bonita e onde todos os artistas não se abstiveram de prestar a sua homenagem pessoal ao Professor. Gostaria de destacar ainda o emotivo poema elaborado e lido por Rosa Lobato Faria em homenagem ao Professor, bem como as participações de membros da família Moniz Pereira, que cantaram também temas compostos pelo professor.
Foi ainda uma oportunidade para descobrir algumas pequenas estórias, como por exemplo a confissão de que Júlio Isidro, quando estava a fazer um casting no antigo estádio de Alvalade, foi desafiado para dar algumas voltas ao tartan de Alvalade. Infelizmente para ele (e para o tartan), o resultado foram os rissóis que Júlio Isidro comera ao almoço espalhados pela nossa antiga pista, o que fez com que ele perdesse a prova para um tal de Colgate.
A festa terminou com o nosso grande Professor no palco a demonstrar os seus dotes artísticos. Inicialmente tocou ao piano o seu tema “Valeu a Pena” e posteriormente cantou o mesmo tema, desta feita acompanhado por Pedro Osório ao piano. Para finalizar em beleza, todos os elementos da família Moniz Pereira subiram a palco para cantar o respectivo hino de família, tendo como “maestro” o próprio Mário Moniz Pereira.
Foi uma cerimónia de homenagem emocionante e totalmente merecida para o grande homem que é Mário Moniz Pereira. Deixo aqui o meu agradecimento ao Professor simplesmente pela sua existência e por ser a figura impar que é, bem como os meus parabéns à Graça Nunes de Carvalho e a todos os “Leões de Portugal”, pela maravilhosa organização deste evento.

3 comments:

Corduroy said...

Só posso dizer k é uma homenagem be merecida, pois nem só de futebol vive o Sporting.

Anonymous said...

eu nao conhecia muito bem o moniz pereira, mas conheci-o numa acçao de campanha de carmona rodrigues, que o mesmo fez questao de dizer que o seu partido é o SCP, ao lado de oceano, e que apoia carmona rodrigues porque carmona foi o unico que quis ajudar a votaçao do loteamento dos terrenos ao lado do estadio de alvalade.
Eu nao sei que idade tem o senhor, mas que esta cheio de vida e que defende todos os dias o nosso querido sporting lá isso é verdade!

Anonymous said...

Tive a gratificante oportunidade de conhecer o prof Moniz Pereira durante os jogos Olimpicos de Sydney. Nao so passei uma semana com ele, pois tive a felicidade de ser o adido olimpico de Portugal durante os jogos. Mas como ia dizendo, ver a final dos 10000 metros femininos com ele sentado a meu lado e o Carlos Lopes do outro, foi algo que nao e' possivel descrever. O conhecimento que estes homens teem e analise clinica que fizeram da corrida, a passada, o tempo por volta, por Km, algo impossivel de esquecer. Nesse dia compreendi a contribuicao deste homem, para o desporto nacional e por Portugal. Uma gratidao imensa da minha parte por este Homem e pela alegria que me deu ao longo da vida com o que fez pelo Sporting e por Portugal.