26 July 2007

A confusão do jogo de preparação

O jogo de apresentação do Sporting aos sócios é já no sábado. Será certamente um bonito espectáculo porém, neste momento, está envolto em polémica uma vez que o adversário será o Recreativo de Huelva em vez dos anteriormente anunciados Lyon e Hertha de Berlim. Estas sucessivas alterações de adversário, aliadas à mesma ocorrência no Troféu Cidade de Albufeira, fazem com que muitas vozes se ergam e chamem incompetente a quem está à frente da SAD.
Apesar de não considerar que o Sporting esteja isento de culpas neste cartório, acho que algumas manifestações que se têm lido e ouvido por parte de adeptos leoninos, mais que um erro, são extremamente injustas. Isto porque, em ambos os casos, a organização dos jogos estava entregue a terceiros: No caso do Troféu de Albufeira à Câmara Municipal local, e no caso do jogo de preparação, à empresa de agenciamento de eventos desportivos, Phedra Sports.
Parece-me perfeitamente natural que o Sporting recorra a outsourcing na organização destes eventos, desde que isso diminua custos ou liberte pessoal necessário para outras coisas. Sendo assim, suponho que a escolha da Phedra Sports terá sido efectuada por algum tipo de concurso. O próprio vencedor desse concurso não é propriamente uma empresa recente e inexperiente: A Phedra Sports detém, por exemplo, os direitos de transmissão da Liga Portuguesa nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, no seu papel de organização do jogo, a Phedra Sports falhou! Foi incompetente e não conseguiu cumprir o contrato, pelo que terá de acatar com a verba estipulada no contrato em caso de incumprimento: 100.000 Euros de indemnização ao Sporting.
Por outro lado, a reacção do Sporting, que assegurou a presença do Recreativo de Huelva por meios próprios e com uma celeridade tremenda, merece também elogios. Já que a empresa contratada não foi capaz de fazer bem o seu trabalho, fizeram muito bem em começarem-se a mexer.
Apesar disto tudo, a meu ver, o Sporting ainda tem algumas culpas no cartório: Apenas e só porque não salvaguardou os seus direitos em tempo útil, e o tardio cancelamento da presença do Hertha, fez com as Gameboxes fossem enviadas para as casas dos seus detentores com publicidade alusiva a um jogo com a equipa alemã. Na minha opinião, houve aqui uma falha de planeamento: O Marketing do Sporting tinha a obrigação de confirmar, pelos seus próprios meios, que a informação que a Phedra Sports lhe transmitia era a correcta. É que a ausência de publicidade a este jogo no website do Hertha de Berlim permitia aferir facilmente que as coisas não eram assim tão certas…

2 comments:

LionHeart (o autêntico) said...

Mistica,

"fez com as Gameboxes fossem enviadas para as casas dos seus detentores com publicidade alusiva a um jogo com a equipa alemã"

Eu a esta hora da tarde de 5ª feira, ainda não recebi rigorosamente nada. Estou ansioso para chegar a casa e espreitar a minha caixa de correio para ver se a gamebox está lá.

Se ela não chegar até amanhã, como irei ver o jogo de sábado, eu que já a paguei há um mês (e uma pequena fortuna)?

Concordo na totalidade com a injustiça das críticas à organização dos jogos, mas o que merece mesmo ser criticado é o back-office do clube, esse sim candidato urgentemente a uma reengenharia de processos e externalização total.

O meu irmão foi assaltado faz agora um ano, e como consequência disso, ficou sem o cartão de sócio. Como bom Sportinguista que é, antes de pedir uma 2ª via do BI e da Carta de condução já tinha pedido uma renovação do cartão de sócio do SCP. Passado um ano ainda não o recebeu!!!

Algo de muito errado se passa com os serviços do clube/SAD.

Mistica Verde said...

Bem Lionheart, a situação que referes acerca do teu irmão é uma vergonha pelo que, subitamente, também ganhei a percepção de que é urgente uma reengenharia processual no B.O. do Sporting.

Quanto ao que escreves acerca de ainda não teres recebido a gamebox, no sábado, deverá bastar levares o comprovativo de pagamento (talão multibanco, print de transf. internet, etc).
Em príncipio não terás qualquer problema.