02 July 2007

A Ligação Belga

RoeselareA Jupiler League, nome pelo qual é também conhecida a Liga Belga, nunca foi um campeonato ao qual eu dedicasse grande interesse. Sempre foi uma Liga que imaginei como dominada por dois ou três clubes (Anderlecht, Club Brugge e Standard de Liège) e que, cujas equipas na globalidade, raramente conseguiam grandes feitos a nível europeu. Neste ano que se avizinha, porém, será diferente, e porquê? Porque ao abrigo de um acordo de cooperação assinado entre o Sporting e o KSV Roeselare, os nossos ex-júniores João Martins, Alison Almeida e Fábio Paim vão fazer parte do plantel da equipa flamenga no próximo ano.
Apesar das críticas de que este protocolo tem sido alvo, eu vejo o empréstimo dos atletas como vantajoso. Vejo-o aliás como uma oportunidade única para que qualquer um dos três ganhe a maturidade suficiente para se tornar um grande jogador de futebol.
- O País: As dificuldades de adaptação a um país diferente deverão ser minimizadas, na medida em que cada um deles vai ter sempre dois antigos colegas de equipa ao seu lado. Por outro lado, não acredito que o Sporting não vá alocar alguém para acompanhar a evolução dos jogadores de perto.
- O Emblema: Dado que estamos a falar de um clube semi-profissional que ficou colocado na segunda metade da tabela Belga da época passada, e dado o valor que é reconhecido aos nossos atletas, adivinha-se que facilmente qualquer um dos três poderá tornar-se uma peça importante na manobra ofensiva do Roeselare, bastando que, para isso, mostrem o que sabem.
- O Futuro: Parece-me evidente que, mais do que a “destruição de carreira” que é referida por alguns, esta oportunidade só trará vantagens para os atletas. É uma oportunidade única para que eles ganhem maturidade e para que quando voltarem se possam tornar realmente em peças importantes no Sporting Clube de Portugal.
Enfim, os meus desejos de boa sorte para os 3 atletas e que, na Bélgica, tenham o sucesso (tanto a nível desportivo, como de formação) que nós lhe sabemos capazes.
Nota: Ficam desde já a saber que o primeiro jogo do Roeselare vai ter lugar no dia 4 de Agosto no campo do Charleroi! Sempre que encontrar informação suficiente e credível, irei escrever qualquer coisa sobre a exibição dos nossos leõezinhos.

2 comments:

visconde gay said...

101 Anos!

Muitos parabéns. ;)

Mistica Verde said...

Obrigado visconde, é bom saber que a nossa humilde existência é motivo suficiente para nos dedicares um blog ;)