05 August 2007

Torneio do Guadiana

Escrevo este post a partir de minha casa, tenho a janela aberta e, lá fora, ouvem-se buzinas de automóveis com uma evidente toada de celebração. Neste momento questiono-me: O que é que aconteceu para que a opinião acerca do valor de um torneio de pré-época mudasse tanto no espaço de um ano? O que é que aconteceu aos “Fiquem lá com os vossos troféus”, “Nós preferimos ganhar provas oficiais” (não obstante dos resultados da época passada) e outras expressões desse género? Que fenómeno sociológico trouxe este Verão? Enfim, há questões que nunca serão respondidas de um modo objectivo, por isso fico-me pela partilha dos meus pensamentos neste momento.
Referindo-me ao Torneio do Guadiana em si. Obviamente, não gostei do seu desfecho (não gosto de perder nem a feijões e muito menos contra estes adversários), mas apesar de tudo, deu para tirar algumas notas interessantes acerca do valor do nosso plantel e, acima de tudo, do valor dos nossos reforços.
Stojkovic assume-se, cada vez mais, como uma verdadeira mais-valia na baliza. Hoje contra o benfica mostrou sempre um bom posicionamento (no lance do golo não havia nada que ele pudesse fazer), demonstrou segurança e ainda fez duas defesas com um nível de dificuldade elevadíssimo.
Na defesa, tanto Had, contra o Bétis, como Pedro Silva, contra o benfica, mostraram ser opções válidas para a titularidade, tal como Vukcevic, Izmailov e, acima de tudo, Adrien Silva o provaram para as posições de meio campo. No ataque, e ainda sem podermos analisar o Purovic, Derlei mostra-se esforçado e a querer provar que as vozes que criticaram a sua contratação (a minha incluída) estavam erradas.
Globalmente, o Torneio do Guadiana foi bom para avaliar esta vertente, no entanto estaria a mentir se não dissesse que não estou um pouco apreensivo perante a performance da nossa equipa a uma tão curta distância do jogo da Supertaça. Por um lado, estamos com uma peça essencial da equipa a funcionar a meio gás (Miguel Veloso). Por outro lado, hoje vimos que o Paulo Bento ainda quer manter a hipótese de colocar Yannick Djaló a nº10 (mesmo apesar de, nessa altura, estarmos com o Vukcevic em campo). A nossa produção atacante está longe de recomendável e o nosso aproveitamento dos lances de bola parada continua muito limitado.
Temos agora menos de uma semana para remediar o que vai de mal. Apesar de termos equipa mais que suficiente para levar de vencida o Porto e ficar com a Supertaça, precisamos que os nossos jogadores mostrem o que sabem.
FORÇA SPORTING!
Ps: O jogo de hoje também serviu para descobrir que, claramente, não tenho perfil para jogador de futebol. Se eu estivesse naquele relvado, das duas uma, ou o Bergessio saía de lá só com metade dos dentes ou então com uma lesão para a vida inteira. Acho que não preciso de explicar o porquê…

4 comments:

Anonymous said...

O Burgesso fez várias durante o jogo. Ele e Manel Benfas deviam ter sido expulsos. O certo é que o árbitro esteve muito mal e decidia sempre contra o Sporting.

Silver Surfer said...

Excelente blogue...muito bem escrito. Parabéns. Sobre o jogo, não sei se ouviram os comentários do Jorge Coroado sobre o árbito, mas em resumo, o David Luis nunca podia ter acabado o jogo, sem pelo menos um amarelo...tal como o manel fernandes, o petit e mesmo o luisão. Fora isso há lances claros de foras de jogo que não existem em lado nenhum a não ser nos olhos do senhor henriques. (Em especial um do Derlei que ficaria isolado em frente à baliza). Para lá das arbitagens, gostei muito deste Sporting...e com um pouco mais de tempo vai ser uma grande equipa...Vamos ver como é que correm as coisas em leiria...

Anonymous said...

Bem eu li este post e fico espantado com o k se escreve por ai!
O Bergessio deu pau? Deu! o Manuel Fernandes deu pau? Deu! E o Liedson e o Tonel já no fim para ñ falar da cena entre o Romagnoli e o Manuel Fernandes´?! Bem mas ai a culpa foi mutua...! Creio k o Torneio é um troféu sem significado nenhum mas ganhar ao Sporting é sempre bom seja em k circunstância for.

Parabéns pelo blog, vai passando por www.chixa.blogspot.com

Gonçalo said...

Concordo que estas alterações causadas pelo mercado provocaram alguma instabilidade que emperrou a "máquina oleada" do final da época passada, mas teoricamente acredito que o Sporting está mais forte e o tempo poderá provar isso.
Na baliza Stojkovic parece-me um guarda-redes com grande presença física e bastante seguro, capaz de fazer defesas "impossíveis" que ganham campeonatos. Ricardo era um bom elemento no grupo, um guarda-redes de grande capacidade mas inseguro fora da baliza, sem ter a presença física de Stojkovic. Além disso, Rui Patrício promete e se Stojkovic não resultar, a alternativa será uma interessante aposta.
Pedro Silva é melhor que Miguel Garcia e não me admirava que Abel perdesse mesmo o lugar, sendo mesmo assim um lateral que aprecio. Sou sócio da Académica e acompanhei a evolução de Pedro Silva em Coimbra e posso-vos dizer que é um jogador muito competitivo, combativo, forte no 1x1 e um motor nas transições ofensivas, com grandes arrancadas pela ala direita difíceis de parar (no primeiro jogo no Sporting mostrou já um pouco do que é capaz).
Paulo Renato é um jovem a rever e uma quarta opção interessante como produto da formação, bem acompanhado pelos experrientes Tonel, Polga e...Gladstone, que parece ser um bom reforço, muito seguro, forte fisicamente, bom tecnicamente e por momentos a lembrar-me o Pepe.
Marian Had é a maior incógnita quanto à melhoria comparativamente com a época anterior, é desconhecido e ainda teve pouco tempo para se mostrar. Pelo menos subiu a altura da defesa, o que é importante para um lateral do futebol moderno.
Izmailov é o substituto de Nani e parece ser tão bom ou melhor tecnicamente do que Nani, mais combativo, melhor recuperador, mostrando no entanto alguma tendência em centralizar o jogo, algo que poderá ser resolvido por Paulo Bento através de uma movimentação constante do losango (entre Pipi e Izmailov por exemplo), ou de uma maior fixação de Izmailov na faixa lateral e interior-esquerda.
Vukcevic parece que tem um pé esquerdo capaz de fazer maravilhas, bom tecnicamente, forte fisicamente, raçudo, traz maior combatividade ao meio-campo leonino e a concorrência que faltava para a posição 10. Parece que tem como limitação a velocidade, sendo algo lento, mas para a posição 10 não é sempre exigível um jogador ágil, como provaram os casos de Zahovic (principalmente no FCP) ou Hagi.
No ataque Derlei e Purovic parecem-me ser melhores alternativas que Bueno e Alecsandro, sendo que Derlei poderá ser um jogador importante na Champions pela sua experiência e por funcionar como primeiro defesa que, tal como Liedson, poderá ser peça fundamental na pressão alta no ínicio das jogadas adversárias e ágil na transição ofensiva. Purovic parece-me uma boa opção para o campeonato português com as defesas mais fechadas, fixando as defensivas contrárias e dando maior liberdade a Liedson, algo que faltou no ano passado porque nem Bueno, nem Alecsandro fixavam as defesas como fizeram Silva, Niculae e Deivid em épocas anteriores e com maior produção de Liedson.
Para terminar vai a minha aposta para revelação do campeonato: Adrien Silva. Julgo que este jogador será integrado já este ano a tempo inteiro nos Séniores, sendo alternativa a Miguel Veloso (preparando já a sua provável substituição na próxima época) e aos interiores do meio-campo.
Teoricamente, um plantel mais forte e com mais opções, agora terá de ser colocado em prática, esperando que a união e estabilidade no final da época passada surja o mais depressa possível, disso depende o sucesso do Sporting.
Saudações Leoninas.